Movimento para alavancar turismo no Sul segue planejamento junto aos municípios da região

Encontro no Santuário do Aguaí, em Siderópolis, reuniu representantes do Sebrae/SC, Amrec e Amurel

A série de ações planejadas com objetivo de explorar potencial turístico segue em execução pelo Sebrae/SC em parceria com os municípios da região Sul. Dessa vez o encontro aconteceu em Siderópolis, nesta terça-feira, 18, no Santuário Ecológico Aguaí, e reuniu representantes da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel).

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Entre as pautas: gestão pública em turismo, o turismo rural, agroturismo e turismo integrado entre os nove municípios que possuem projetos em parceria com o Sebrae. Siderópolis, anfitrião do encontro, busca implantar um roteiro turístico regional. “Quem nos visita se encanta não só pelas belezas naturais aliadas a infraestrutura que dispomos, como a Barragem, a reserva e o Santuário, mas também com nossa gastronomia e aspectos históricos. O foco na gestão pode profissionalizar ainda mais o processo”, reforça o prefeito Franqui Salvaro.

Segundo o assessor Especial de Cultura, Thiago Freitas, o programa em parceria com o Sebrae/SC também vai criar condições para o desenvolvimento de micro e pequenos negócios ligados ao trade turístico. “Claro que, para isso, é necessário nesse primeiro momento, planejar, organizar e executar corretamente as ações. Contamos com essa expertise do Sebrae/SC e apoio de todas as prefeituras envolvidas no projeto”, complementa.

Personalização e diferenciais

Presentes no encontro, representantes dos municípios da região da Amurel, contaram um pouco das experiências com um dos projetos mais conhecidos até o momento – e já executado há mais tempo – a Rota da Baleia Franca. A RBF, que compreende as cidades de Garopaba, Laguna e Imbituba, está em execução desde 2015 e encontra-se em fase de aplicação no mercado e desenvolvimento de estratégias para gerar fluxo de turistas.

Nesse ano, aderiram também ao projeto de Turismo Regional Sul do Sebrae/SC os municípios de Tubarão, Orleans, Urussanga, Nova Veneza. Todos já iniciaram ações e planejamento para desenvolvimento de potenciais turísticos.

“Cada município tem a liberdade de desenvolver seus projetos individualmente, mas, o papel do Sebrae/SC é estimular sinergia e troca de experiências, promover avanços e minimizar dificuldades entre esses atores, para que a integração proporcione resultados reais em médio prazo”, explica a analista da Gerência Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.

O plano de desenvolvimento do Turismo Regional Sul prevê organização geral do setor de turismo, como a formatação de produtos, governança e mercado, com foco em identificar necessidades, diferenciais e peculiaridades de cada cidade.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.