Morro da Fumaça: em 18 meses, programa de saúde bucal já entregou 290 próteses dentárias
Iniciativa é realizada em parceria com o Ministério da Saúde
O Programa Municipal de Saúde Bucal – Prótese Dentária, executado em Morro da Fumaça pela equipe de Saúde Bucal do município, em parceria com o Ministério da Saúde, já facilitou a entrega de 290 próteses dentárias nos últimos 18 meses.
Por meio da municipalidade, a iniciativa facilita ao cidadão inserido no Sistema de Regulação (Sisreg) do Sistema Único de Saúde (SUS) a confecção gratuita de alguns tipos de próteses dentárias. “É um programa de extrema importância que tem como porta de entrada a Unidade Básica de Saúde e decorre sem burocracia. O paciente passa pelo dentista do postinho, realiza todos os procedimentos necessários e com o prontuário detalhado é encaminhado para um serviço especializado para a obtenção das próteses”, explica a secretária de Saúde, Lucelane Luciano de Souza Antunes.
A política pública tem como objetivo principal promover a reabilitação protética, fonética, mastigatória e estética da população. O operador de máquina aposentado, Jean Carlos Maccari, é um dos beneficiados pelo programa. Depois de enfrentar dificuldades para se alimentar e socializar, hoje ele esbanja simpatia. “Eu fiquei aproximadamente três anos sem os dentes e agora estou igual guri novo. Consigo comer, sorrir, até para falar ficou melhor. Coloquei a prótese há dois meses e não precisei tirar mais, ficou certinho. Sou muito grato!”, comemora.
Desde janeiro de 2023, o programa já facilitou a realização de 1.412 procedimentos ligados à próteses dentárias. “Por meio do programa, é possível fazer prótese total ou parcial. Primeiramente o paciente passa por uma avaliação completa e é realizado todos os procedimentos necessários para a adequação bucal, como por exemplo a limpeza, manutenção e extração de dentes”, detalha o cirurgião-dentista, Victor Fernandes, responsável pelos atendimentos na unidade de saúde do bairro Maccari.
Os atendimentos do serviço terceirizados acontecem de forma centralizada na Unidade Básica Alfredo Valsechi, situado no bairro Jussara. A entrega das próteses acontece, em média, 30 dias após a realização do molde, período que sucede os atendimentos na unidade de referência e encerra a jornada do paciente em busca de mais saúde bucal. Durante o mês de espera são realizadas cerca de três provas antes da finalização da prótese.