Notícias de Criciúma e Região

Morro Cechinel será Monte do Saber, diz Salvaro durante inauguração de monumento

Obelisco em homenagem aos 200 anos de Independência do Brasil foi inaugurado nesta sexta-feira, 9, no espaço onde será construído o Parque Astronômico Municipal

O Bicentenário da Independência do Brasil, comemorado na última quarta-feira, 7, foi lembrado em Criciúma, na tarde desta sexta-feira, 9, com a inauguração de um monumento de 20 metros. A obra foi erguida no futuro Parque Astronômico Municipal, que está sendo construído no Morro Cechinel pela Administração Municipal. Alunos das escolas da rede municipal de ensino participaram do ato que contou com encenação e execução dos hinos.

“O monumento serve para mostrar para o Brasil, o quanto Criciúma é importante para essa grande nação. Duzentos anos da Independência e Criciúma está participando com 143 anos contribuindo para o desenvolvimento do Brasil”, destacou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Autoridades estiveram presentes no evento

Cápsula do tempo será reaberta há dez anos

Ao lado do monumento foi colocada uma cápsula do tempo, construída com 60 centímetros de diâmetro e quase um metro de altura. Lá foram guardadas cartas escritas por estudantes e professores da rede municipal, com mensagens de suas memórias e pensamentos de seu próprio futuro, de Criciúma e do Mundo. A cápsula foi fechada e será reaberta daqui há dez anos, no dia 7 de setembro de 2032.

“Os estudos e a divulgação da ciência em nossas escolas da rede municipal de ensino, é algo que estamos trabalhando e desenvolvendo cada vez mais, principalmente, em 2022. Desse modo, o fechamento dessa cápsula é uma forma de os estudantes fazerem parte da história de Criciúma. Assim, desenvolvendo, ainda mais, suas curiosidades nos estudos científicos e suas criatividades imaginando como será o município de Criciúma após dez anos”, frisou o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim.

Mais de 200 cartas foram colocadas na cápsula do tempo

Em sua carta, o estudante Lucas de Moraes Mota, 10 anos, do quinto ano da Escola Acácio Alfredo Vilain, do bairro Montevidéu, conta que entre seus desejos pediu mais educação. “Espero que em dez anos todas as pessoas tenham melhor oportunidade de estudo”, disse ele.  Já com relação a seu futuro, a estudante do quarto anos, Isabele Demétrio de Oliveira, 9 anos, espera estar cursando a faculdade. Da escola Antônio Milanez Netto do bairro Maria Céu, a diretora, Luciana Furtado, conta que foram em torno de 70 cartas de alunos do primeiro ao quinto ano do turno vespertino.

Parque Astronômico será inaugurado no aniversário da cidade

No projeto do Parque Astronômico Municipal do arquiteto e urbanista, André Luiz De Luca da Prefeitura de Criciúma, ainda consta um planetário, um observatório a céu a aberto e outros elementos relacionados a astronomia. “As obras iniciam na próxima semana com inauguração no dia 6 de janeiro de 2023”, garantiu De Luca.

Sobre o projeto, o prefeito Clésio Salvaro, ainda destacou a construção do mirante com previsão para ser inaugurada em junho do próximo ano, a sala maker e a construção de uma réplica da Pedra de Stonehenge. “Quero fazer do Morro Cechinel o Monte do Saber, o Monte do Conhecimento”, finaliza Salvaro.

 

 

 

Você também pode gostar