Morre o publicitário Washington Olivetto, aos 73 anos
O profissional era considerado uma das mentes mais criativas do Brasil
Morreu neste domingo (13), aos 73 anos, no Rio de Janeiro, Washington Olivetto, um dos maiores nomes da publicidade brasileira. A informação foi confirmada pelo Hospital Copa Star, onde ele estava internado.
“O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Washington Olivetto na tarde deste domingo (13) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”, informou a nota da instituição.
Ele estava internado por complicações pulmonares por aproximadamente cinco meses e faleceu em decorrência de falência múltipla de órgãos. Reconhecido mundialmente como uma das mentes mais criativas do Brasil, Olivetto acumulou mais de 50 prêmios no Festival de Cannes, além de ter criado campanhas que marcaram a publicidade brasileira e internacional, como a do “Garoto Bombril” e o “Primeiro Sutiã”.
Descendente de italianos, Olivetto nasceu em setembro de 1951 em São Paulo (SP). A mãe era dona de casa e o pai vendedor de tintas. Aos 17 anos, entrou para o curso de publicidade da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap). No ano seguinte, iniciou a trajetória profissional como redator de uma agência publicitária.
Ainda no primeiro ano de atuação na publicidade, conquistou um dos prêmios mais importantes para os profissionais da área, o Leão de Bronze do Festival de Publicidade de Cannes.
Olivetto fundou a icônica agência W/Brasil em 1986, imortalizada na música de Jorge Ben Jor. Foi o único publicitário não anglo-saxão no Hall of Fame do One Club de New York e no Lifetime Achievement do Clio Awards. Um dos publicitários mais premiados de todos os tempos, Olivetto ganhou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, apenas na categoria filmes. Também foi o único latino-americano a ganhar um Clio em 2001, com um comercial para a revista Época.
Olivetto também foi nomeado um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media International, eleito duas vezes o publicitário do século pela ALAP (Associação de Agências Latino Americana) e pelo site de notícias Monitor Mercantil. Em 2009, entrou para o Hall da Fama do FIAP (Festival Ibero-Americano de Publicidade).
Em maio deste ano, esteve em Santa Catarina, como palestrante na abertura do 19º Congresso ACAERT (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão).