Notícias de Criciúma e Região

Morre João Benedet um dos mais antigos comerciantes de Criciúma

Morreu nesta segunda-feira, dia 3, um dos mais antigos comerciantes de Criciúma, João Abel Benedet, aos 91 anos; ele foi um dos fundadores e primeiro presidente da CDL de Criciúma

Um dos mais antigos comerciantes de Criciúma, João Abel Benedet morreu aos 91 anos na madrugada desta segunda-feira, dia 3. Dono da Casa Imperial, João foi um líder dentro do comércio da cidade.

Natural de Tubarão, chegou em Criciúma em 1950. Pioneiro, foi sócio-fundador do Sindicato do Comércio Varejista de Criciúma e o primeiro presidente e sócio-fundador da Câmara de Dirigentes Lojistas de Criciúma (CDL).

Benedet lançou em 2012 o livro ‘Comerciantes do meu tempo’ que conta a história do comércio de Criciúma – Foto: Divulgação

Em 2013, pelo papel desenvolvido no comércio criciumense, foi homenageado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio).

Em 2012, João Benedet deixou as histórias da comércio cricumense registradas no livro “Comerciantes de meu tempo”. A publicação retrata o comércio da década de 1950 até 1980 e é focada nos primeiros estabelecimentos comerciais, catalogados por Benedet.

Em 1957, João Benedet, Algemiro Manique Barreto e Itamar Campos fundaram a Casa Imperial, em Criciúma. Mais tarde, em 1964, ambos deixaram a sociedade e a esposa de João, Maria Irene Conti Benedet assumiu os negócios ao lado dele.

João Benedet deixa quatro filhos, entre eles o ex-deputado federal Ronaldo Benedet, netos e a esposa.

O velório ocorre a partir das 9h no Crematório Milleniun, em Içara, e o sepultamento ocorre às 17h no Cemitério Municipal de Criciúma.

João Benedet e a esposa Maria Irene Conti na frente da Casa Imperial em 2017 quando a loja completou 60 anos

 

 

 

Você também pode gostar