Notícias de Criciúma e Região

Morre Elza Soares, aos 91 anos

Cantora faleceu por causas naturais

A cantora Elza Soares morreu nesta quinta-feira, 20, aos 91 anos em sua casa no Rio de Janeiro. Segundo uma publicação em seu Instagram, feita por familiares e pela equipe da cantora, Elza faleceu por causas naturais.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”.

Comunicado nas redes sociais foi assinado por Pedro Loureiro, Vanessa Soares, familiares e Equipe Elza

A cantora nasceu e foi criada na favela de Moça Bonita, atualmente conhecida como Vila Vintém, na zona oeste do Rio de Janeiro. Elza foi obrigada a casar aos 12 anos com Alaúrdes Soares, que na época era dez anos mais velho que ela. Com 13 anos, a cantora teve seu primeiro filho. Com Alaúrdes, teve mais quatro filhos, sendo que dois morreram de fome, já que o casal não tinha condições para se manter. O casamento, que foi arranjado pelo seu pai foi marcado por episódios de violência doméstica e sexual. Aos 21 anos, Elza ficou viúva de Alaúrdes, que morreu de tuberculose.

Elza morreu no mesmo dia que Garrincha

Há exatos 39 anos, Garrincha, jogador e ícone do Clube de Regatas do Flamengo, com quem foi casada e teve um romance conturbado, também partia.  A coincidência das datas foi pontuada pelo time: “profundamente a morte da magnífica cantora Elza Soares”. “Rubro-negra de coração, ela nos deixa no mesmo dia em que o craque Garrincha, seu grande amor, se foi há 39 anos”.

Os dois começaram a se relacionar quando o atleta ainda era casado – o que, à época, foi visto com olhos tortos pela imprensa e a sociedade. “Mulher do fim do mundo”, Elza chegou a ser classificada como “amante de jogador”.

Em 1963, os dois oficializaram o relacionamento publicamente. Em 1966, se casaram, e, em 1982, se separaram. Os 16 anos juntos envolveram agressões, tumultos e dor. Muitos dos conflitos foram, posteriormente, atribuídos ao alcoolismo de Garrincha. Elza e o jogador tiveram um único filho, Manoel Francisco dos Santos Júnior, que nasceu em 1976. Tragicamente, o garoto morreu aos dez anos em um acidente de carro.

Você também pode gostar