Notícias de Criciúma e Região

Morre Eloi Martignago, dentista e um dos fundadores do City Club

Eloi faleceu aos 84 anos e será sepultado hoje, em Criciúma

Faleceu nesta terça-feira, dia 11, o senhor Eloi Martignago, aos 84 anos de idade. Morador de Criciúma, ele deixa a esposa Valda, os filhos Sheila e Breno e cinco netos. O velório teve início às 10 horas na capela Pérola do Crematório Millenium, em Içara. O sepultamento será no cemitério municipal do bairro São Luiz, em Criciúma, às 16 horas.

Eloi foi dentista na cidade, atuando em consultório particular na Rua Henrique Lage, na unidade básica de saúde do Centro e por 25 anos atendeu como dentista do Sindicato dos Mineiros do Rio Maina.

Em fevereiro deste ano, seu Elói recebeu Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Criciúma pelos relevantes serviços prestados à cidade, entre eles, a participação na fundação do City Club em 1962.

Confira o histórico de Eloi Martignago, conforme texto da homenagem, proposta pelo vereador Manoel Rozeng:

Eloi Martignago, Natural de Meleiro (Bairro Poço Verde), SC, nascido em 14 de fevereiro de 1938. É Filho de Abraão Martignago e Tereza Daré Martignago. Casado com Valda Casagrande, possui dois filhos: Sheila Martignago Saleh e Breno Martignago, ambos graduados em Direito. Estudou no Colégio Catarinense em Florianópolis-SC o ensino fundamental e no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba-PR, o ensino médio.

Graduou-se como cirurgião dentista pela Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, em 1960. Exerceu sua profissão em consultório localizado na rua Henrique Lage, em Criciúma, como também na Unidade Básica de Saúde (Posto de Saúde) localizada próximo ao Hospital São José e, por vinte e cinco anos, como dentista do Sindicato dos Mineiros do Rio Maina.
Foi professor da Escola Técnica do Comércio de Criciúma, na qual lecionou a disciplina de Biologia. Em 1962, juntamente com outros 100 jovens amigos, fundou o City Clube, participando de sua diretoria por 15 anos.

Fez parte de uma comissão de jovens que se reuniu com o prefeito, na época, Ruy Hulse, para que fosse implantada uma faculdade de ensino superior em Criciúma, hoje a UNESC. Membro do Rotary Clube Criciúma Oeste desde a sua fundação, em fevereiro de 1968. Para facilitar o acesso aos estudos de jovens criciumenses, como membro do Rotary, junto ao Diretor do Colégio à época, Teobaldo Souza, incentivou a criação de curso de ensino médio no Colégio Marista no período noturno (pq não havia na cidade neste período), e lecionou a disciplina de química no criado “Curso Científico”.

Ante o exposto, ouvido o Plenário e atendidas as formalidades regimentais, requeremos que fique constando na ata desta Sessão Legislativa, Moção de Aplauso ao Senhor Eloi Martignago, pelos seus 85 anos de vida, por sua grandiosa contribuição ao nosso município, e seus serviços prestados em 55 anos de Rotary Club de Criciúma Oeste, enviando-lhe cópia, com nossos cumprimentos.

Você também pode gostar