Morre Altair Guidi

Faleceu próximo ao meio dia, desta terça-feira, 23, o ex-prefeito de Criciúma, ex-deputado, ex-secretário de Estado, arquiteto Altair Guidi, aos 81 anos de idade. Ele estava internado na UTI do Hospital São José, onde se recuperava de uma infecção hospitalar adquirida após tratamento contra o câncer, realizado em São Paulo (SP). O velório acontece hoje, a partir das 19 horas, no Paço Municipal. O sepultamento acontece nesta quarta-feira,23, às 10 horas.

No dia 18 de janeiro, seu filho, deputado estadual Ricardo Guidi colocou em suas redes sociais: “A saúde de meu pai precisa de orações, agradecemos a todos que puderem rezar conosco”. A jornalista Joice Quadros que acompanhou toda a sua trajetória política, sendo assessora, em todos os cargos ocupados por ele, recebeu a informação inconformada. “Domingo ainda o visitei no hospital. A família estava contente, pois ele teve uma recuperação”, fala entristecida.

Hoje logo após ao ocorrido, Ricardo Guidi, agradeceu em seu nome e de toda a sua família as  orações e manifestações pela recuperação de seu pai via redes sociais. “Agradecemos também toda a equipe médica do Hospital São José, na pessoa do médico Raphael Farias, pela dedicação, profissionalismo e carinho com meu pai e nossa família. Em breve, iremos disponibilizar mais informações sobre o falecimento e também sobre o velório e sepultamento”, escreveu.

Foto: Fábio Queiroz/Alesc

Trajetória

Formado em arquitetura, Altair Guidi iniciou sua carreira política na década de 70, em Criciúma, município do qual foi prefeito em duas ocasiões: entre 1977 e 1983 e entre 1989 e 1992. Também foi secretário de Estado do Planejamento no segundo mandato do governador Luiz Henrique da Silveira, entre 2007 e 2010.

Guidi chegou ao Parlamento catarinense em 1987, após ser eleito em 1986, em 24.159 votos, pelo antigo PDS (atual PP). Ajudou a elaborar a atual Constituição Estadual, em 1989. Retornou à Assembleia em 1999, onde permaneceu por mais quatro legislaturas. Em sua trajetória parlamentar, Guidi sempre destacou que seus principais legados foram a coerência política e a luta constante em favor do bem-estar da população.

Em 2014, encerrou seu último mandato na Alesc e anunciou sua aposentadoria da vida pública. Antes, teve o orgulho de ver o filho, Ricardo Guidi, ser eleito deputado estadual pela primeira vez.

Ainda em 2014, Altair Guidi foi homenageado pela Assembleia Legislativa, durante a sessão em comemoração aos 180 anos de criação do Poder Legislativo estadual. Por ter mais de quatro mandatos parlamentares, ele recebeu o Título de Mérito Legislativo Catarinense, em reconhecimento à sua trajetória como deputado estadual.

Altair Guidi era casado com a ex-senadora Sandra Zanatta Guidi, e pai de Andrea e Ricardo. Ele também deixa dois netos.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.