Moreira ministra palestra e garante aporte financeiro para construção das passarelas da Unesc

A Unesc recebeu o governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira, na noite de ontem, quarta-feira, para ministrar uma palestra que abordou o tema “Perspectivas de Desenvolvimento Socioeconômico de Santa Catarina”, e durante o encontro Moreira garantiu a liberação de recursos para a construção das passarelas cobertas para interligar diferentes espaços do campus.

 A solicitação foi feita pela reitora da Unesc, Luciane Ceretta. O projeto prevê a construção de 2.053 metros quadrados de passarela com calçada e cobertura metálica interligando os espaços: Bloco P ao Bloco XXI-C; Bloco XXI-B ao Ginásio José Antônio Carilho; Ginásio a rótula; Rótula as Clínicas Integradas; Rótula ao Bloco S e Bloco S ao Bloco R1. Para a reitora, a construção é de suma importância. “Elas beneficiarão aos quase 13 mil alunos da Unesc, bem como toda a comunidade externa que aqui se desloca, em especial na busca de serviços oferecidos pelas Clínicas Integradas e pela Unidade Judiciária de Cooperação, que atendem a todo o extremo sul catarinense”, comentou.

O governador prometeu liberar os recursos que estão avaliados em cerca de R$ 1,5 milhões . “Quando eu era vice-governador nós fizemos juntos o prédio das Clínicas Integradas. Então, como eu sei que os recursos aqui na Unesc serão muito bem aplicados, nós vamos atender o pedido da Reitoria”, ressaltou.

Desenvolvimento em Santa Catarina

Durante a palestra, Moreira destacou que em 2017, Santa Catarina apresentou a maior geração de empregos entre todos os Estados brasileiros, mais do que São Paulo. “Nós somos o maior produtor do Brasil de suínos, exportamos para o mundo inteiro, somos o maior produtor de cebola, o segundo maior produtor de frangos. Aqui nós temos uma economia muito diversificada, com um agronegócio extremamente pujante no Oeste, que representa 30% de toda a riqueza do nosso estado. Temos no norte de Santa Catarina uma região extremamente rica, além de termos uma costa privilegiada, com cinco portos, nenhum estado tem isso”, ressaltou.

O governador ressaltou também que, ainda em 2018, é esperado um crescimento do PIB Estadual, próximo do estimado para o país, em torno de 3%. Segundo ele há indicadores sociais que colocam Santa Catarina como a maior longevidade do país, o menor índice de mortalidade infantil e a menor taxa de analfabetismo.

 Desenvolvimento de Criciúma

Quando questionado sobre a falta de infraestrutura para o desenvolvimento de Criciúma, o governador ressalta que, na verdade, não falta nada. “Temos um belo aeroporto aqui do lado, temos o Porto de Imbituba se desenvolvendo e temos a Br-101 duplicata, logo, temos a infraestrutura necessária. Quando fui prefeito de Criciúma, de 1993 a 1996, eu fiz uma pesquisa sobre o planejamento estratégico, e a duplicação da BR-101 seria um fator de risco para Criciúma porque afastaria as pessoas da cidade, foi quando nasceu a ideia da via-rápida, com a integração do município com o mundo. Então acredito que não falta nada, falta buscar incentivo para o desenvolvimento”, disse ele.

Unesc e o governo do estado

O encontro compõe as comemorações de 50 anos da Universidade. Segundo a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, a Universidade tem reforçado a cada dia a parceria com os poderes executivo, legislativo e judiciário. “No caso específico do governo do estado temos realizado convênios, disponibilizando nossa estrutura, buscando sempre o apoio para as nossas demandas, enfim, mantemos uma parceria que cada vez mais tem se fortalecido”, frisou.

A reitora ressalta ainda o envolvimento da Unesc com o desenvolvimento da região. “Nossos egressos hoje são responsáveis pela geração de emprego, renda, atendimento às demandas de mão de obra altamente qualificada em todas as áreas e em todos os níveis de graduação. Nossos cursos e projetos de pesquisa e extensão são reconhecidos e premiados internacionalmente. Nossos cursos são reconhecidos pelo MEC com notas 4 e 5. Das nossas licenciaturas saem professores que formam o futuro da país. Daqui projetamos o futuro em todos os níveis”, salientou.

 

 

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.