Notícias de Criciúma e Região

Morador de Criciúma, morre o 1º palhaço Bozo da TV Brasileira

Wanderley Tribeck, o Wandeko Pipoca, faleceu nessa terça-feira, dia 18, em Balneário Camboriú após sofrer um infart0

Morreu nesta terça-feira, dia 18, em Balneário Camboriú, o ator Wanderley Tribeck, conhecido como Wandeko Pipoca, aos 73 anos. Morador de Criciúma, ele foi o primeiro Palhaço Bozo da televisão brasileira. O artista sofreu um infarto pela manhã e foi levado por uma ambulância do Samu para o Hospital Ruth Cardoso, onde faleceu às 23h. Ele será velado, na Central de luto, em Camboriú, a partir das 12h e será cremado na manhã desta quinta-feira, dia 20.

Natural de Vacaria, no Rio Grande do Sul, Wandeko foi para São Paulo no final dos anos 1970 para tentar participar de shows de calouros e  1980, assim que o apresentador e empresário Silvio Santos adquiriu a TV Tupi, transformando-a em TVS (hoje SBT), Wandeko recebeu uma ligação do cantor Ary Sanches, que trabalhava na então TVS para participar de um teste para o personagem Bozo. Ele passou e comandou o programa infantil Bozo até 1982, quando se desentendeu com a direção da emissora. Depois dele quem assumiu o personagem na TV de Silvio Santos foi Luís Ricardo. No Brasil, o palhaço foi interpretado por diversos atores, sendo extinta a aparição em 1991 quando expirou o licenciamento.

Em 1983, Wandeko, foi para a TV Gazeta onde apresentava a “A Turma do Pipoca”, com personagens de circo, entre eles uma dupla de palhaços, Atchim e Espirro. Ele deixou a emissora após desentendimentos com a direção. Até o início da década de 1990 ele apresentou programas infantis em diveros canais de TV passando por SBT, Gazeta e Band. Com problemas na carreira, o artista entrou em depressão e perdeu todo o patrimônio que construiu se envolvendo com drogas. No ano 2000 se converteu como evangélico onde permaneceu  vivendo como líder religioso.

 

 

 

Você também pode gostar