Notícias de Criciúma e Região

Misteriosos desenhos são registrados por fotógrafo em sobrevoo

São três conjuntos de geoglifos próximos uns aos outros, circulares e quadrados

O governo do Acre divulgou na última quinta-feira, 30, algumas novas descobertas no que se refere a arqueologia no Brasil. Três conjuntos de geoglifos (grande figura feita no chão, em morros ou regiões planas), próximos uns aos outros, circulares e quadrados, foram descobertos por fotógrafo em sobrevoo de rotina na divisa entre o Acre, referência sul-americana quando o assunto são geoglifos, com mais de mil registrados e a Bolívia.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Os monumentos foram encontrados entre a margem direita do Igarapé Miterrã e a margem esquerda do Rio Rapirrã, entre os municípios acreanos de Capixaba e Plácido de Castro. De acordo com o paleontólogo Alceu Ranzi, um dos primeiros a estudar os sítios arqueológicos do Acre, os registros são inéditos.

“Nós ainda não tínhamos registro nesta fronteira. Temos muitos próximos de Plácido de Castro e ao longo da BR-317, sentido para Capixaba, mas, ao longo da fronteira com a Bolívia, que já é de difícil acesso, a gente não fez trabalho de campo nessa região. É uma descoberta extremamente importante, porque amplia a área”, disse o pesquisador Ranzi.

Diego Gurgel é fotógrafo e responsável pela descoberta e autor de outros registros de geoglifos no estado destacou que o horário do voo foi crucial para a identificação dos monumentos. “Só foi possível enxergá-los graças à angulação acentuada dos raios solares da manhã, caso contrário seria praticamente impossível enxergá-los, pois seus barrancos não produziriam uma sombra”, explicou.

Outros geoglifos

Na década de 1970, outros geoglifos foram descobertos na Amazônia, por conta do aumento dos desmatamentos na região. Logo, o pesquisador Alceu Ranzi destaca o quão importante é preservar esse conhecimento e construções, que são relevantes para a cultura e história local.

Por:  Aventurasnahistoria.uol.com.br

Você também pode gostar