Missa de Cinzas com mudanças em função da pandemia

A Quarta-feira de Cinzas, marca o início do período de Quaresma para os católicos, com penitências e orações, num período de 40 dias até o domingo de Páscoa. Missas e celebrações são marcadas em várias comunidades. Conforme o pároco da Catedral São José e coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Antônio Júnior, na paróquia São José de Criciúma, ao todo serão nove missas (quatro na Catedral e cinco em igrejas de bairros próximos ao centro).

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Mesmo em tempos de pandemia, com distanciamento muitas pessoas estão procurando a igreja para receber as cinzas. Os nossos fieis mantem a fé viva”, alegra-se o pároco.

Padre Antônio Júnior, explica que o Rito das Cinzas, que serve como sinal da penitência, neste ano devido ao Coronavírus está sendo feito de forma diferente. “Sem contato físico com o fiel, colocamos sobre a cabeça dele a cinza, com a frase ‘Convertei-vos e crede no Evangelho’.

Ainda segundo ele, a Quaresma é um tempo forte para nós cristãos católicos. “Por ser um tempo de preparação para celebrarmos a maior festa que existe em nossa igreja que é a Páscoa do Senhor Jesus’, destaca.

A aposentada Cida Cardoso, diz que mantem as tradições da Quaresma, principalmente de ir à missa e fazer suas orações. “Nunca perdi uma missa de Cinzas”, diz ela.

Campanha da Fraternidade

Hoje também inicia a Campanha da Fraternidade ecumênica, com o tema -Fraternidade e diálogo: compromisso de amor, sob o lema: -Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade. “A campanha nos propõe a ajudar a refletir sobre o respeito e paz que todos nós somos convidados a buscar. O diálogo e a paz, sobretudo nos tempos em que estamos vivendo. Somos convidados a sermos homens e mulheres de paz, de diálogo e respeito para o diferente”, finaliza.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.