Ministério da Saúde é alvo de ataque e sites estão fora do ar; entenda
Os sites do Ministério da Saúde estão fora do ar após um ataque hacker e suposto sequestro de dados ocorridos nesta sexta-feira, dia 10; entenda
O Ministério da Saúde foi alvo de um ataque hacker na madrugada desta sexta-feira, dia 10. Os principais sites da pasta estão fora do ar. Avisos postados nos sites informavam que se tratava de um sequestro de dados. Até este momento o site principal do Ministério (saude.gov.br), o ConectSUS (conectsus.saude.gov.br) e o Portal Covid (covid.saude.gov.br) estão fora do ar.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui
De acordo com informações do Portal Terra, ao acessar os sites durante a madrugada os usuários encontravam uma mensagem. Ela dizia que os dados internos do Ministério haviam sido copiados e excluídos. Seriam cerca de 50 TB (Terabytes) de informações. As mensagens dos hackers já foram retiradas dos sites, mas eles seguem fora do ar.
A prática é conhecida como Ransomware, e consiste no sequestro dos dados e posterior pedido de ‘resgate’. Geralmente, os hackers exigem um pagamento em criptomoedas. O Ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre o episódio.
Responsável por emitir o certificado de vacinação contra a Covid-19, diversos usuários do ConectSUS estão relatando que não conseguem mais acessar os dados.