Notícias de Criciúma e Região

Minas das Empresas Rio Deserto são classificadas como as mais seguras do Brasil

As unidades de extração Mina Cruz de Malta e Mina 101, das Empresas Rio Deserto, se classificaram entre as minas mais seguras do Brasil em se tratando de segurança do trabalho. A avaliação, divulgada na 391ª edição da Revista Minérios & Minerales, utilizou como critério o número de horas trabalhadas sem acidentes com afastamento. A avaliação considera na análise minas de superfície e de subsolo de todo o país.

No período de 6 de julho de 2016 a 30 de setembro de 2017, a Mina Cruz de Malta, localizada em Treviso, registrou 459.003 horas sem acidentes com afastamento. O dado garantiu o 17º lugar no ranking da revista. Já a Mina 101, em Içara, ficou com a 22ª colocação por apresentar 30.228 horas trabalhadas sem acidentes com afastamento entre 15 de setembro e 13 de outubro de 2017.

“Estar relacionada entre grandes empresas no quesito segurança é uma coroação pelo trabalho de toda a equipe. Todas as campanhas e programas implementados ao longo dos últimos anos geraram uma mudança de cultura em um setor que tem a imagem desgastada pela negligência do passado nas minas de carvão. As Empresas Rio Deserto mostram que a segurança é uma de suas competências organizacionais mais fortes e que estamos no caminho certo”, considera o engenheiro de minas e gerente da Unidade de Extração Mina 101, Fábio Vanzeloti da Rosa.

As duas unidades de extração das Empresas Rio Deserto também conquistaram o terceiro e o quarto lugar, respectivamente, no ranking de investimentos em preservação ambiental. A Unidade de Extração Mina 101 também se classificou como a quinta mina do Brasil com mais investimentos em programas de segurança.

O engenheiro e coordenador de segurança do trabalho das Empresas Rio Deserto, Jonathann Nogueira Hoffmann, destaca que se a pesquisa avaliasse apenas as minas de subsolo, que representam mais riscos, as unidades das Empresas Rio Deserto estariam entre as cinco mais seguras do Brasil. “O reconhecimento mostra que estamos no caminho certo e que os processos que a empresa executa seguem as normas. Continuaremos empenhados em busca de melhorias, adequações e execução dos controles existentes para chegar na segurança total”, finaliza Hoffmann.

Você também pode gostar