Mérito alcançado: LabSatc recebe certificado de acreditação

Um mérito a mais passa a ser estampado nos Laboratórios da Satc (LabSatc). No dia 22 de julho o Laboratório de Análises Químicas e Ambientais (LAQUA) e o Laboratório de Análises e Ensaios do Carvão (LAEC) receberam o Certificado de Acreditação, documento que é utilizado internacionalmente e serve para gerar confiança na atuação das atividades e prestação de serviços, garantindo qualidade.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

“A acreditação vem para validar todo um trabalho que já era feito. Isso representa mais segurança para quem contrata o LabSatc, porque tem a ciência de um serviço de confiabilidade e qualificação técnica. Para nós, houve um aprendizado, um aprimoramento com as análises que são feitas e isso tem a contribuir para o crescimento da Satc como um todo”, destaca o diretor geral da Satc, Carlos Antônio Ferreira.

Durante mais de um ano, a equipe técnica do LabSatc e do Sistema de Gestão Integrada (SGI) trabalhou para adaptar, treinar e fazer as modificações exigidas. O processo é avaliado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), organismo vinculado ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A norma que regulamenta o processo é a ABNT NBR ISO/IEC 17025, que especifica os requisitos gerais para a competência, imparcialidade e operação consistente de laboratórios. “A CGCRE avalia os laboratórios em todo o país, verificando se os processos estão de acordo com a norma e atesta essa competência junto ao Inmetro”, afirma o coordenador do SGI Satc, Cletson Menegon.

A acreditação representa o reconhecimento formal da competência do LabSatc para desenvolver suas atividades de acordo com os requisitos preestabelecidos (veja o escopo de acreditação). “Além do reconhecimento internacional por ser a CGCRE um órgão participante de acordos de reconhecimento mútuo, a maior importância da acreditação está no processo de autoconhecimento, permitindo o aprimoramento da organização, dos recursos e da busca da excelência pela qualidade”, destaca a coordenadora de Qualidade Laboratorial do LabSatc Geanine M. de Brito.

 

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.