Notícias de Criciúma e Região

Meliponário é reativado no Parque Morro do Céu

Em parceria com a Unesc, um antigo meliponário desativado no Parque Morro do Céu, voltou a funcionar, nesta segunda- feira, sob a supervisão da professora do curso de ciências biológicas, Birgit Harter Marques.

“As abelhas são de extrema importância para a vida na terra, estima-se que uma em cada três refeições feitas pelos humanos só é possível com elas. A criação do meliponário é importante porque as abelhas sem ferrão são os principais agentes polinizadores de várias plantas nativas. Com isso, a sua preservação contribui para conservar os mais diversos tipos de vegetação”, explica a professora.

A atividade integra o mês do meio ambiente, idealizado pela Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), onde além de reativar o meliponário, implantou a composteira e o minhocário, além disso, foi lançado o projeto Aromas na Escola e plantio de mudas nativas.

Já a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) implantou a composteira e o minhocário. “Além de reduzir o lixo e a emissão de gases do efeito estufa, eles ainda produzem um rico composto orgânico e ajudam a reduzir a demanda por espaço em aterros e lixões, que pode ser usado para algo que traga mais benefícios para a sociedade”, informa a engenheira agrônoma da Epagri, Lidiane Camargo.

Além das atividades os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Moacyr Jardim de Menezes realizaram o plantio de Uvaia, Araçá e Pitanga.

Você também pode gostar