Meleiro decreta situação de emergência após estragos causados pelo temporal
Mau tempo resultou em casas destelhadas, queda de estruturas e postes, regiões sem energia e danos à agricultura
Um dia após o forte temporal que atingiu a região Sul de Santa Catarina, Meleiro decretou, na noite desta terça-feira, dia 8, situação de emergência. A decisão foi tomada no fim de um dia de verificações e registro dos prejuízos por parte da Prefeitura Municipal e Defesa Civil.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
O mau tempo resultou em casas destelhadas, quedas de estruturas e postes, regiões sem energia e danos à agricultura. “Neste momento de perdas materiais, registramos nossa solidariedade com as empresas que tiveram prejuízos. Foram registrados fenômenos em locais pontuais e perdas nas lavouras de arroz e milho e na bacia leiteira”, explicou o prefeito do município, Eder Mattos.
A ação iniciou na noite de segunda-feira, dia 7, e foi completada após a tarde terça, liderada pelo coordenador Municipal de Defesa Civil, Igor Ortolan Velho, e pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Antonio Simoni de Oliveira. “Para mim foi um tornado que atingiu o município, houve destelhamento de casas, acamamento de lavouras de arroz e milho. Na bacia leiteira, os prejuízos foram ocasionados pela falta de energia elétrica. Graças a Deus não houve registro de pessoas feridas”, afirmou Oliveira, que também é engenheiro agrônomo.
Conforme a Defesa Civil, o mau tempo chegou em Meleiro já no sábado, dia 5. O temporal foi causado pela passagem de uma frente fria oceânica pelo Litoral Catarinense, associada a um sistema de baixa pressão em todos os níveis da atmosfera. O resultado foram ventos fortes, chuvas intensas e granizo e destruição de propriedades.