Notícias de Criciúma e Região

Mecânica & Motores: confira dicas preciosas para economizar combustível

* Por Daiane Dalzotto

Você sabia que a falta de manutenção é uma das principais causas do consumo elevado de combustível dos veículos?  Alguns componentes ligados diretamente à queima, quando não estão em seu pleno funcionamento, fazem com que o consumo seja elevado. Então, é importante ficar atento ao prazo de intervalo de substituição de itens como: velas de ignição, cabos de ignição, bobinas, sonda, filtro de ar, calibragem dos pneus e outros.

Filtro de Ar

O filtro de ar do motor quando está sujo reduz o fluxo do ar. Isso faz com que passe uma mensagem para central de injeção que faz a compensação injetando mais combustível.

Sonda Lambda ou Sensor de Oxigênio

De acordo com a NGK/NTK, a maior fabricante deste componente no mundo, a Sonda Lambda ou Sensor de Oxigênio tem a função de analisar a condição da queima de combustível e detectar os níveis de oxigênio nos gases de escape do motor, informando a qualidade da mistura de ar e combustível à central de injeção. O dispositivo compara a concentração de oxigênio nos gases do motor com o ar ambiente, possibilitando o ajuste da quantidade de combustível injetado na câmara de combustão.

Sistema de Ignição

O Sistema de Ignição é composto por velas, cabos e bobinas. Quando ineficientes, elas causam falhas no motor e uma queima imperfeita, refletindo nos gastos com combustíveis.

Calibragem dos Pneus

A calibragem dos pneus também é fundamental na economia de combustível. Pois, quando os pneus estão descalibrados ou até murchos, existe um atrito maior com a via e o consumo de combustível pode aumentar. Parece pouco, mas ao final de um ano isso faz diferença. Verifique no manual ou na lateral da porta para saber qual a pressão indicada pelo fabricante.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Maneira de dirigir

Você ainda pode economizar combustível dirigindo de forma prudente, fazendo o uso do tempo de passagem de marcha correta e mantendo uma velocidade que permita o motor trabalhar livre.

Cuidado para não ‘rasgar dinheiro’

Os itens mencionados anteriormente são os mais populares. Mas é importante ficar atento, pois além deles muitos outros componentes do veículo podem te fazer ‘rasgar dinheiro’! Quando os profissionais das oficinas sérias recomendam a manutenção preventiva é para evitar que você gaste mais dinheiro. Já foram feitos vários estudos cujo resultado é o mesmo: a manutenção preventiva do seu carro te faz economizar dinheiro.

A atenção precisa ir desde a calibragem correta dos pneus até mesmo sensores mais complexos, como: TPS, temperatura, bicos injetores, regulador de pressão de combustível… a lista é longa.

Tem alguma dúvida de como economizar dinheiro com a manutenção do carro? Pergunte ao especialista.

@cdcarcri

@daiane_dalzoto

Acesse: cdcar.com.br/

Você também pode gostar