“A propaganda é a alma do negócio”, já ouviu esta frase?
Tenho certeza de que sim, e não foram poucas as vezes. Mas ela também se aplica ao cenário político? Sim e isto é um fato. Propagandas eficientes podem levar um candidato à vitória nas urnas.
E a eficiência encontra sua melhor via na simplicidade.
Simplificar a linguagem, tornar acessível o entendimento de objetivos, prioridades e propostas faz com que a memorização seja absoluta.
Nosso comportamento se modificou conforme a influência das redes sociais avançaram. Hoje, temos uma gama variada de informações a todo momento, atualizações instantâneas disponíveis e possibilidade de ir a fundo nas notícias.
Portanto, o espaço para condutas rasas ou ocultas não está mais aberto.
A propaganda deve oferecer coerência com o que é visto, do contrário, perde-se a credibilidade objetivada.
Outra máxima: “quem não é visto, não é lembrado”. É preciso marcar presença, ser visto, notado, lembrado. Não há espaço para retirar-se de cena caso haja um plano de carreira a longo prazo no cenário político. O ostracismo é fatal.
Um bom político também precisa ser repetitivo. Sim. Ele deve a todo momento reafirmar seu compromisso com suas bandeiras, com seu eleitorado e com seus valores.
Ele precisa ser visto como alguém forte e coerente.
A repetição fortalece posicionamento.
Períodos entre eleições possibilitam o fortalecimento de laços com o público, a conquista de novos apoiadores, a consolidação de posicionamento, a renovação de conexão com sua base e o tempo disposto a seu favor.
Saber aproveitar com sabedoria é fundamental e sair de cena não é uma boa opção.
Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em etiqueta e pós-graduanda em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.