Notícias de Criciúma e Região

Maus tratos contra animais: cães são resgatados em Santa Catarina

Dois cães adultos e dois filhotes foram encontrados pela Polícia Civil e Cidasc em Cunha Porã, no Oeste catarinense

A ação, da Polícia Civil em parceria com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), foi feita a partir de uma denúncia anônima. Durante a fiscalização, realizada numa propriedade no interior do município de Cunha Porã, no Oeste  a polícia flagrou uma situação de maus-tratos aos animais.

A ação ocorreu na tarde de segunda feira, dia 09, por meio das Delegacias de Polícia de Cunha Porã, do Centro Estadual de Apoio Operacional aos Crimes contra o Agronegócio (CAOAGRO/PCSC) e da CIDASC (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC).

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Na propriedade rural, foram encontrados animais com sinais de maus-tratos. Dois cachorros adultos e dois filhotes foram resgatados pela Polícia Civil e encaminhados para a clínica veterinária e adoção. Policiais civis e o médico veterinário da CIDASC constataram a existência de nove bovinos sem os brincos de identificação. O proprietário, um idoso de 71 anos, foi notificado administrativamente pelas irregularidades em relação aos bovinos.

Policiais civis e o médico veterinário da CIDASC participaram da operação

Um dos animais, segundo os policiais, estava debilitado, com sinais de desnutrição severa e muitas feridas pelo corpo, além de apresentar cegueira em um dos olhos. No momento da fiscalização, estava sem alimentação e água potável disponível. O outro cachorro adulto era uma fêmea, mãe dos dois filhotes. Todos foram encaminhados para uma clínica veterinária.

O tutor responsável pelos animais foi conduzido para a Delegacia de Polícia, onde foi autuado em flagrante pelo crime de maus-tratos aos animais (art. 32 § 1º-A da lei 9.605/98), mas já foi liberado. A lei determina pena de até 4 anos de prisão para quem praticar maus-tratos a animais. Os maus-tratos são abusos, mutilação ou ferimentos contra animais domésticos e silvestres.

Fonte: Polícia Civil-SC/Agência Senado

Você também pode gostar