Notícias de Criciúma e Região

Material reciclável pode ser trocado por ticket – feira em Nova Veneza

Jeito criativo foi usado para estimular a coleta seletiva no município

Um jeito criativo para estimular a coleta seletiva e ainda incentivar o consumo de alimentos produzidos pela agricultura familiar da cidade. Estas são as propostas da Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave), com o Recicla Veneza, aos mais de 15 mil habitantes.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

A população é orientada para que armazene o material reciclável. Cada quilo de plástico, papel e metal é convertido a 0,40. E vidro, 0,25 cada quilo trocado. Para facilitar o processo na troca do ticket, com o aplicativo do Recicla a conversão é feita de forma digital.

Material chega embalado e é pesado

“A pessoa vai ter um cadastro dentro do aplicativo com seu nome e dados. A partir disso, toda geração de crédito quando for fazer a troca, vai para essa conta pessoal, onde ela terá um cartão, para pagar o seu produto na Coofanove, desde que tenha saldo. Ela pode consultar seu saldo, quando ela participou, quantas toneladas já levou, onde são os pontos de coleta. Todas as informações vão estar dentro do aplicativo”, explica o presidente da Fundave e engenheiro ambiental, Juliano Mondardo Dal Molin.

Se interessou? Veja onde ficam os pontos de coleta

E para quem se interessou no projeto e quer participar, os pontos de coleta ficam, um no bairro Bortolotto, ao lado da escola do município; no distrito de São Bento Baixo, anexo à Igreja São João Batista, e o terceiro no distrito de Caravaggio, ao lado do Santuário.

Projeto iniciou em 2020 e já coletou mais de 85 toneladas de materiais recicláveis

“Os moradores devem ter alguns cuidados antes de encaminhar os materiais. É importante que cheguem limpos e embalados, sendo que os vidros devem estar separados dos demais. Eles são encaminhados para a empresa que realiza a destinação correta”, explica o coordenador e geógrafo, Eduardo Spilere Milanez. “O projeto é importante não somente pela questão do ticket, mas também pela conscientização. Precisamos tornar a reciclagem uma cultura, um hábito”, destaca Milanez.

Luiz Fernando separa o lixo e leva para a troca

Preocupado com o meio ambiente, o profissional de educação física, Luiz Fernando Spilere, conta que há quatro anos adquiriu o hábito de separar o lixo reciclável. Ele conta que tudo começou por meio de uma parceria entre moradores do prédio onde foi morar e recicladores. “Uma vez por semana gente separava e tudo era recolhido. Agora com o Recicla ficou ainda mais fácil. Cada um separa e faz a sua entrega. E questão de hábito separo lixo orgânico do reciclável”, diz Spilere que chegou no ponto de coleta no Caravaggio com muito material.

Destino correto

O material após recolhido é destinado a pessoas credenciadas que trabalham com coleta seletiva no município, como o reciclador Agostinho Gonçalves Rosa, 71 anos, que vibra por não precisa mais correr de casa em casa recolhendo material. Há 18 anos na função, ele conta que levava um dia para encher o caminhão, e hoje, faz isso em pouco tempo. “Facilita, pois as pessoas levam até aos pontos de coleta”, fala satisfeito.

Seu Agostinho atua há 18 anos como reciclador

O projeto, que iniciou no ano de 2020, já coletou mais de 85 toneladas de materiais recicláveis. “O Recicla está crescendo e nós precisamos que toda população continue se conscientizando, participe, leve seu material aos pontos de coleta, para que a gente possa ampliar ainda mais o atendimento e ter ainda mais arrecadação”, ressalta Dal Molin.

Vídeo:

Horário dos pontos de coletas

Centro

Toda terça-feira

Endereço: Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Rua Antônio Destro, Bairro Bortolotto.

Horário: 7h às 13h.

São Bento Baixo

Toda quinta-feira

Endereço: Centro Comunitário São João Batista, Rua Conselheiro Pedro Bortolotto, 192 – parte de baixo do salão.

Horário: 07h às 13h.

Caravaggio

Toda sexta-feira

Endereço: Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, Av. José Ronchi – ao lado do Salão Anchieta.

Horário: 07h às 13h.

Você também pode gostar