Notícias de Criciúma e Região

Máscaras: saiba como realizar o descarte correto

Brasileiros descartaram mais de 12,7 bilhões de máscaras no país em apenas um ano de pandemia

As máscaras de pano ou cirúrgica se tornaram um item básico para qualquer cidadão sair de casa desde o início da pandemia. Com o aumento do uso deste produto, o descarte da forma incorreta também cresceu. De acordo com o Instituto Akatu, em um ano de pandemia os brasileiros descartaram mais de 12,7 bilhões de máscaras no país.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Para evitar que este material acabe nos mares, oceanos e não seja meio de contaminação, é necessário seguir algumas dicas. “Ser um consumidor consciente não se limita a usar a máscara da forma correta para protegermos uns aos outros, mas também inclui prestar atenção no que acontece com as máscaras após o uso, evitando não só a contaminação de quem possa vir a ter contato com estes resíduos, como também a contaminação do meio ambiente”, destaca Larissa Kuroki, coordenadora de conteúdos do Akatu.

Máscaras: saiba como realizar o descarte correto
Máscaras descartadas de forma incorreta em Criciúma | Foto: Heitor Carvalho/Portal Litoral Sul

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária de Criciúma, Samuel Bucco, máscaras descartadas indevidamente são um risco tanto para a população como para o meio ambiente.

Como descartar corretamente?

– Para evitar a contaminação de pessoas que manejam resíduos, coloque as máscaras usadas em uma sacola e identifique que se trata de itens usados. Descarte na lixeira de resíduos orgânicos.

– Evite jogar máscaras em lixeiras na rua para impedir que catadores de resíduos sólidos tenham contato com materiais contaminados. Pela mesma razão, não descarte máscaras junto com materiais destinados à reciclagem.

– Se você está na rua, descarte sua máscara no lixo de um banheiro ou deixe para jogar na lixeira comum ao chegar em casa.

– Nunca a descarte na rua para evitar que ela acabe em rios e oceanos ou entupa bueiros. A Sociedade Americana de Química estima que 129 bilhões de máscaras e 65 bilhões de luvas são descartados por mês no mundo.

Você também pode gostar