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Cores para evitar e apostar no trabalho

Você usa roupas coloridas no trabalho? Uma blusa, um casaco, nas partes de baixo, nos sapatos ou talvez em algum acessório; se já usa ou se tem vontade, saiba que todas as cores que você escolhe, comunicam uma mensagem. Não saber o que você está comunicando pode ser arriscado, já que a mensagem transmitida pode ser oposta a que você gostaria ou que seria adequado para o momento.

Não existe uma cor sem significado. A impressão de cada cor é determinada pelo contexto, pelo entrelaçamento dos significados em que percebemos ela, por isso a cor na roupa é percebida de um jeito diferente do que a cor na decoração, em um quadro em nas comidas por exemplo. 

Aprenda então, o que cada cor comunica e escolha de forma assertiva e consciente na hora de usar. Sabendo que a mensagem da cor é transmitida independente da sua tonalidade, como por exemplo o lilás que é uma variação do roxo, aprenda a mensagem da cor roxa e saberá a mensagem do lilás. Ou o off white, que é uma variação do branco, sendo assim aprenda a mensagem do branco e saberá a mensagem do off white. 

Cores para apostar

São cores que, na minha opinião como especialista em imagem pessoal, fazem sentido serem comunicadas nos ambientes profissionais. São as cores:

  • Azul: transmite calma, remete ao trabalho e lazer nos tons claros. O marinho transmite honestidade, tradição e organização, pode até ser conservador demais.
  • Vermelho: transmite sensualidade, paixão, perigo, segurança e poder. Atrai atenção e por ter sido pigmento caro por muito tempo, hoje ainda lembra nobreza e sofisticação nos tons mais escuros.
  • Verde: mostra abertura e recepção, quanto mais claro, mais associado à novidade. Mais escuro e azulado, transmite nobreza e prestígio e o verde militar remete à proteção. O verde atua de maneira que acalma e transmite segurança. 
  • Roxo: Nas roupas por ter sido muito tempo associado à nobreza por conta do pigmento raro, ainda lembra controle, era a cor dos que governavam, a cor do poder. Nos tons quentes comunicam sensualidade sutil e nos mais escuros e frios transmitem distanciamento e poder. Quem se veste de roxo quer chamar a atenção, distinguir-se da massa. 
  • Branco: transmite status, mas se tiver uma tonalidade fria revela pureza e limpeza. No tom amarelado (off-white) é mais sofisticado. O branco é feminino, é nobre, mas é fraco, não é uma cor forte como o vermelho ou o preto. Não é uma cor da moda – é uma cor moderna. 
  • Marrom: Nas roupas transmite autenticidade e confiança, por ter pigmentos vermelhos comunica sensualidade e deixa as pessoas à vontade. Nos tons escuros comunica estabilidade e nos rosados e nude remete ao status social. E é o ideal de beleza do bronzeado do sol que explica por que o marrom é tão apreciado como cor para roupa, mesmo que ainda seja bem rejeitado, mas porque quem está bronzeado e se veste de marrom dá a impressão de estar ainda mais bronzeado.
  • Cinza: transmite credibilidade, eficiência e sofisticação no tom mais escuro e frio. Nos tons mais quentes pode envelhecer, comunicando sisudez. O que determina se o cinza é chique ou não é o material. Artigos nobres como pele e cashmere, quando são na cor cinza, representam o suprassumo da elegância. Porém, nos materiais baratos não. 

 

Cores para evitar

Essas cores também tem mensagem positivadas, porém acredito que as mensagens negativas se sobressaem para maioria das pessoas e recomendaria evitá-las na maior parte do tempo em ambientes profissionais. Fora do trabalho, estão liberadas!

  • Amarelo: transmite criatividade, alegria e espontaneidade, mas também pode passar a imagem de imaturidade e falta de profissionalismo. É também a mais instável, pois precisa de pouco para se transformar.
  • Laranja: transmite coragem, extroversão, vibração, quem usa a cor não se preocupa com a opinião dos outros. Nos tons de coral é mais sofisticado. É a cor da recreação e por isso também é a cor do que não se leva a sério.

  • Rosa: costuma deixar as pessoas à vontade, nos tons claros transmite confiança e no pink comunica paixão e ousadia. Nos tons de pêssego e tangerina são românticos. A cor rosa simboliza a força dos fracos, como o charme e a amabilidade, sensibilidade, sentimentalidade. É a mistura de uma cor quente com uma cor fria, simboliza as virtudes do meio-termo.
  • Preto: transmite formalidade, poder e sofisticação ou ainda pode ser usada para esconder a própria identidade, poucas pessoas usam o preto por estilo. Como o preto não reflete nenhuma luz, cada ruga aparecerá realçada em uma roupa preta e quanto mais idade alguém tiver, mais velho parecerá ao usar preto. Quem se veste de preto não deseja se mostrar interessante pelas cores da roupa que usa, mostra apenas na sua personalidade. 

Todas as cores são importantes, mas nós vemos somente o que sabemos, portanto, depois de aprender sobre as cores, tem grande chance de você começar a ver muito mais cores por aí. 

Sabendo agora quais as mensagens de cada cor, certamente suas escolhas serão mais assertivas para comunicar na sua imagem pessoal com segurança, talvez você possa até postar em uma cor que nunca tenha usado ou então diminuir o uso de alguma cor que não comunica o que você gostaria.

Se quiser me contar suas descobertas sobre as cores, vou adorar saber! Me envie uma mensagem no @marinanuernberg_consultoria.

Marina Nuernberg é Consultora de Estilo, especialista em atendimento feminino com 14 anos de experiência no mercado da moda. Nesta coluna quinzenal ensina como você pode externar seu potencial através da imagem. Acesse este link para saber mais.

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