Notícias de Criciúma e Região

MARCOS MACHADO: Retorno responsável

No dia 02 de setembro, milhares de alunos voltarão as suas atividades acadêmicas na Unesc, a nossa Universidade. Todavia, a pergunta que não quer calar é: estamos preparados para tal? Certamente, com todos os cuidados e seguindo a matriz sanitária, estamos. Mário Covas em seu discurso de cerimônia de posse na reeleição ao governo de São Paulo em 1998, bradou “Adversidade? Não, não me venham falar em adversidade. Diante dela, só há três atitudes possíveis: enfrentar, combater e vencer.” Devemos enfrentar, combater e vencer essa adversidade chamada COVID 19.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

As atividades do segundo semestre de 2020 ocorrerão em sua máxima plenitude, mediadas por tecnologias dos dias 02 a 19 de setembro com alunos e professores em casa, com exceção dos estágios obrigatórios e os ambulatórios. E, a partir do dia 21 de setembro os professores voltarão a sala de aula, conforme matriz sanitária, e os alunos poderão voltar presencialmente conforme limite máximo de capacidade.

A sociedade e a comunidade acadêmica precisam reconhecer esse esforço inaudito, que está sendo exemplo nacional, de enfrentamento a pandemia. A Universidade se reinventou, se capacitou e inovou. Enquanto algumas instituições, Brasil a fora, preferiram colocar seus pijamas e parar com as atividades acadêmicas, um exército de pesquisadores da Unesc fardaram-se e estão desenvolvendo uma pesquisa multicêntrica para avaliar sequelas do COVID 19 em pessoas que contraíram o vírus.

Os discentes, docentes e colaboradores precisam, mais do que nunca, confiar em um grupo gestor que junto com a reitoria estão cuidando milimetricamente do retorno responsável que todos merecemos. Ninguém será abandonado nesse cuidado.

A Unesc, comunitária que é, está mostrando com os resultados apresentados a importância do diálogo e da união. A comunidade é quem ganha com o retorno das atividades acadêmicas da nossa universidade. Não tenhamos medo, com cuidado, juntos enfrentaremos.

Acadêmico de direito e ex-presidente do DCE Unesc

 

Você também pode gostar