Março Azul: a importância do diagnóstico precoce do câncer colorretal
Ação visa incentivar o diagnóstico e tratamento precoce da doença
O câncer colorretal é o segundo no ranking dos tumores malignos mais frequentes entre homens e mulheres, perdendo apenas para o câncer de pulmão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Março Azul é o mês dedicado ao incentivo do diagnóstico e tratamento precoce da doença, que atinge o intestino grosso ou o reto.
Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, maiores são as chances de cura. A doença pode ser identificada através do exame de colonoscopia, realizado por um médico coloproctologista, ou um exame de laboratório.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
“Podemos iniciar com um rastreio através do exame de sangue oculto, que é bem simples de ser realizado. Mas a melhor opção é a colonoscopia” explica a médica Denise D’Avila Búrigo. No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda iniciar o rastreio do câncer de cólon e reto da população adulta na faixa etária de 50 anos. “É um tipo de câncer que podemos evitar”, frisa a médica.
Exame de colonoscopia
Um aparelho chamado colonoscópio, que conta com uma câmera na ponta, é introduzido no intestino e faz imagens que revelam se há presença de possíveis alterações. A médica explica que para fazer a análise, a pessoa não precisa apresentar sintomas. “O paciente deve estar assintomático. Não necessita aguardar aparecer alguma dor ou sangramento para procurar ajuda. No exame queremos encontrar os pólipos, que são as lesões antes do câncer”, relata.
Onde encontrar um profissional em Criciúma
Em Criciúma, a Stima Clínica de Cirurgia chega com um novo conceito em atendimento e procedimentos médicos. A clínica trabalha com um conceito diferenciado em atendimento, dedicando mais tempo e atenção ao cliente. Este método é chamado de “slow medicine” O espaço, localizado na Rua Augusto dos Anjos, no bairro Pio Corrêa, conta com profissionais especializados em exames de colonoscopia e cirurgias de polipectomia e bariátrica, alem de outros profissionais, como psicóloga e nutricionista.