Notícias de Criciúma e Região

Curso de manobra de Heimlich pode se tornar obrigatório em Morro da Fumaça; entenda

Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça aprovou Lei que obriga a realização do curso de manobras de Heimlich durante o Pré-Natal no município; entenda

Um passo importante foi dado na obrigatoriedade da inclusão do curso de manobras de Heimlich no pré-natal para futuras mães em Morro da Fumaça. Já que a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei nº 75/2021 de autoria do vereador Ricardo Pacgnan da Rocha (PP), que busca a obrigatoriedade da realização do curso para as gestantes no município.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

O vereador já prestou serviços na área de Emergência e presenciou diversos casos em que a utilização da manobra salvou a vida de bebês e crianças que estavam engasgadas. Durante esses atendimentos, ele percebeu que geralmente as mães não sabiam como proceder.

“A obstrução das vias aéreas por corpos estranhos (ovace) é muito comum nos atendimentos dos serviços de emergência e urgência. Já foi provado que nenhuma ambulância consegue chegar a tempo em menos de cinco minutos, a não ser que seja ao lado Central de Emergência, para salvar a vida de uma criança que pode engastar até mesmo durante a amamentação”, explica o vereador.

O texto do projeto afirma que a implementação do curso é de caráter obrigatório em Morro da Fumaça, pois a manobra de Heimlich é um importante método pré-hospitalar que pode salvar vidas. Além disso, a Lei prevê que o curso que ensina a manobra deverá ser realizado durante o Pré-Natal das gestantes.

Sendo que o Curso deverá ser realizado por equipes interdisciplinares de saúde, ou através de profissionais ou empresas especializadas, bem como entidades públicas ou privadas, tais como: clínicas, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros entre outros órgãos relacionados à saúde.

Vereador Ricardo Pacagnan da Rocha é autor do projeto – Foto: Divulgação/Câmara Morro da Fumaça

 

Agora o Projeto de Lei irá para a sanção do Prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral. Caso seja sancionada, as instituições de saúde pública e privada da cidade terão o prazo máximo de noventa dias para implementarem o curso de manobras de Heimlich.

O conteúdo do curso e a carga horária mínima, serão estabelecidos por ato próprio, a ser editado pela Secretaria Municipal de Saúde.  “Agraço aos colegas vereadores pela aprovação, tenho certeza que essa lei irá ajudar muitas vidas nos próximos anos assim que for colocada em prática, após a sanção do Prefeito Municipal”, disse o vereador.

Recentemente um policial rodoviário salvou um bebê, de apenas 30 dias, que estava engasgado com leite materno utilizando a manobra de Heimich. O militar estava de plantão no posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de Guatá, em Lauro Müller, por volta das 20 horas, quando os avós e a mãe trouxeram a criança.

15 crianças morrem por dia engasgadas no Brasil

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBPA), 15 bebês morrem por dia em consequência deste tipo de acidente doméstico. A sufocação ou engasgamento ocupa o terceiro lugar no ranking de mortes de crianças vítimas de acidentes no Brasil e representa a primeira causa em situações de crianças com até um ano de idade.

 

De acordo com dados da ONG, todos os anos no Brasil, mais de 700 crianças morrem vítimas de sufocações ou engasgamento. Cuidados simples que devem ser adotados durante e após a amamentação, diminuirão ou eliminarão drasticamente estas ocorrências.

 

Primeiramente a mamãe deve estar confortavelmente sentada em uma cadeira ou poltrona, apoiar muito bem a criança de forma que sua cabecinha fique com uma leve elevação e bem firme e estável para que a mamada seja bem tranquila para ambos e ter certeza que a criança possa respirar sem dificuldade pois há casos em que a mamãe relaxa e acaba apertando a cabecinha do bebê contra a mama.

 

Dicas para prevenção contra sufocação e engasgamento

 

  • Inspecione regularmente os brinquedos à procura de danos que podem resultar em algum acidente enquanto a criança os manuseia. Observe se alguma parte pequena pode se soltar, se existem pontas afiadas ou arestas
  • Corte os alimentos em pedaços bem pequenos na hora de alimentar a criança;
  • Não dê alimentos redondos e duros, como uvas, pipoca, cenoura crua e nozes para crianças;
  • Ao escolher os brinquedos para uma criança, considere sua idade, interesse e nível de habilidade. Siga as recomendações do fabricante e procure brinquedos com selo do Inmetro;
  • Seja especialmente cuidadoso se você mudar sua rotina para deixar as crianças na creche ou escola. Peça para te avisarem caso seu filho não chegue ao local após alguns minutos do horário que você costuma deixá-lo;
  • Nunca deixe que as crianças brinquem em parquinhos usando colares, bolsas ou roupas com cordões.
Você também pode gostar