Notícias de Criciúma e Região

Manifestação: proposta pelo fim de eleição para diretores de escola em Criciúma divide opiniões

Uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Criciúma, agendada para o próximo sábado irá decidir sobre uma proposta de alteração na lei complementar do município que trata sobre as eleições diretas para diretores de escola. Conforme o projeto, não haverá mais eleições diretas para definição dos diretores, mas sim um processo seletivo, em que os interessados em assumir a função deverão cumprir algumas exigências e buscar aprovação em algumas etapas para serem nomeados ao cargo.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Na manhã desta sexta-feira, o Sindicato dos Servidores Municipais de Criciúma promove uma manifestação em frente ao Paço Municipal para demonstrar a insatisfação com o encaminhamento do projeto de lei. “Estes projetos que o prefeito encaminhou para a Câmara são uma verdadeira aberração”, disse a presidente do Sindicato, Jucélia Vargas, que se refere também ao projeto de lei de reforma do Criciúmaprev, que também será votado no sábado.

A mobilização da comunidade escolar está sendo feita por todas as escolas, segundo a sindicalista, que ainda não se conforma com a celeridade com que os projetos estão sendo analisados e votados.

“Nenhum vereador vai conseguir explicar que votou num negócio desses e saber no que estava votando. Não houve tempo para um diálogo com a comunidade”, enfatiza a dirigente sindical.

Por outro lado a secretária municipal de Educação Cristiane Uliana Fretta, defende a constitucionalidade do projeto, pois segundo ela da forma como estava sendo executada estas eleições havia um desacordo com as legislações federais vigentes. “Há mais de um ano já estamos recebendo orientações do Tribunal de Contas do Estado quanto ao processo seletivo por voto direto do diretor escolar, que está irregular”, explica a secretária.

Monitoramento e avaliação

A nova proposta prevê etapas que vão desde a candidatura dos professores interessados em assumir o cargo de diretores escolares até a apresentação de um plano de gestão para uma banca avaliadora, composta inclusive por representantes da comunidade escolar. “Os três melhores planos de gestão escolhidos, serão encaminhados para o prefeito para que ele faça a opção entre os selecionados”, destaca a gestora.

 

 

Você também pode gostar