Mais uma vez Criciúma é alvo de fake news sobre ocorrência policial; entenda o que aconteceu
Ocorrência na Avenida Centenário não foi assalto a loja de refrigeração e sim uma abordagem com perseguição que teria terminado na frente do local nesta sexta
Mais um ocorrência na Avenida Centenário na área central de Criciúma envolveu a criação de uma ‘fake news’ que rapidamente se espalho através de aplicativos de mensagem. Na manhã desta sexta-feira, dia 13, vídeos e fotos foram compartilhados como se uma loja de refrigeração tivesse sido assaltada e os bandios teriam sido presos.
De acordo com a Polícia Militar (PM), não ocorreu nenhum assalto. As primeiras informações repassadas dão conta de que um homem teria fugido de uma abordagem da PM. Uma perseguição teria se iniciado por toda a área central, inclusivo com o homem entrando na contramão e passando pelo Terminal Central. Os policiais conseguiram abordar o homem na frente da empresa que está sendo alvo da notícia falsa. Existe ao menos uma vítima que foi conduzido ao hospital. A ocorrência ainda está em andamento.
O comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma, o tenente-coronel Mário Luiz Silva emitiu uma nota:
“A Polícia Militar informa que não houve roubo algum no centro de Criciúma no dia de hoje (13). Trata-se novamente de uma irresponsável e maléfica FAKE NEWS”, escreveu o comandante.
O que realmente aconteceu
Durante deslocamento, a guarnição da PM avistou uma motocicleta no sentido oposto da Avenida Centenário, da qual o condutor olhava fixamente para a viatura, o que gerou desconfiança. Segundo os PMs, a placa da moto estava levantada, impedindo a identificação, o que fez com que a guarnição se aproximar do veículo e realizar a abordagem com sinal luminoso e sonoro.
Com isso, o motociclista entrou de forma acelerada na Travessa Davi Cotti e, em seguida, virou na Rua Henrique Lage na contramão, passando pelos automóveis em zigue-zague. A PM iniciou a perseguição, quando o condutor frenou bruscamente e entrou na Rua João Pessoa, passando pelo Detran. Após, o motociclista entrou na Praça Nereu Ramos em alta velocidade, obrigando os andantes a pular para fugir da colisão contra a moto.
Em seguida, ele voltou à Rua João Pessoa e subiu o morro. Durante o trajeto, o motociclista tirou um objeto da cintura e o atirou em uma barranco coberto com matagal alto. A PM continou a perseguição pela área central, acompanhando, mesmo que na contramão, a moto. O condutor chegou a ludibriar algumas vezes a guarnição, fazendo a menção de que iria parar.
Novamente na Avenida Centenário, em frente a uma loja de refrigeração, ao desviar de uma outra motocicleta, ele colidiu contra a calçada alta e caiu. O homem e a ocupante sofreram algumas escoriações leves. Por conta da fuga, eles foram algemados. Durante a revista pessoal, foi encontrado um cigarro análogo à maconha na mochila da mulher, que era de posse do condutor.
Identificado, foi confirmado que o motociclista não tinha habilitação e possuía um extensa ficha criminal, incluindo roubo, furto, tráfico de drogas e direção perigosa. Contra a ocupante, não foi encontrado nada. A guarnição solicitou ao canil uma busca no local em que ele arremessou um objeto durante a perseguição. Os dois foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil e o homem assinou o termo circunstanciado.
A motocicleta, uma Honda CG 125 Titan, foi removida ao pátio credenciado, pois estava com débitos em abertos e sua placa possuía mecanismo de dobradiça, fazendo o numeral dela ficar escondido.