Notícias de Criciúma e Região

Mais de 500 vagas ofertadas pelo Sine na Caravana do Emprego

Em Criciúma são em torno de 170 oportunidades que podem ser buscadas no Sine ao longo da próxima semana

Conseguir tirar pela primeira vez a carteira profissional e ter a oportunidade de ser inserido no mercado de trabalho é o que espera João Gabriel Machado Savi, 18 anos. “Vim em busca de meu primeiro emprego”, disse o jovem que concluiu o ensino médio e busca uma vaga.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Com a senha em mãos, ele conta que foi atendido, fez o documento de forma digital e está no aguardo para validar. “Espero uma oportunidade na área administrativa, ou alguma outra área que me agregue experiência”, diz confiante.

João Gabriel busca sua primeira oportunidade

Morando em Criciúma há pouco tempo e ainda sem trabalhar, Luiza Lacerda Stanislawski, 20 anos, foi a procura de uma vaga na área de vendas. “Peguei a carta de recomendação e vou levar no local que me indicaram. Tomara que eu consiga”, disse esperançosa.

Luiza conseguiu uma vaga na área de vendas

João Gabriel, Luiz e outras 200 pessoas passaram até o momento pela Caravana do Emprego, trata-se de um ônibus instalado em frente à Casa da Cultura, na Praça Nereu Ramos em Criciúma, que irá atender  até às 16 horas. A ação, além de divulgar oportunidades, também realiza atendimento ao trabalhador e ao empregador e oferece dicas de elaboração de currículo e de como se portar durante uma entrevista.

Mais de 200 pessoas foram atendidas

As vagas fazem parte do Sistema Nacional do Emprego (Sine), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).  “Nosso principal objetivo é de intermediar a mão de obra. Trazer a vaga de quem tem a oferecer e apresentar a quem deseja entrar no mercado de trabalho ou até mesmo mudar de ramo. A pessoa poderá sair daqui com até três encaminhamentos diferentes. O processo de recrutamento é com a empresa, fazemos apenas o intercâmbio”, informa o diretor de Emprego e Renda do Governo do Estado de Santa Catarina, Diego Goulart.

Ainda segundo ele, muitas pessoas ainda não conhecem o trabalho do Sine. “Hoje são mais de 500 vagas em toda a região da Amrec. Em Criciúma no total são em torno de 170 vagas com oportunidades para pessoas com deficiência (PCD). A Caravana encerra hoje, sendo que as vagas continuam disponíveis nos Sines da região”, informa.

Como cadastrar uma vaga de emprego no Sine

Goulart explica que empresários, comerciantes ou empreendedores com vagas abertas podem entrar em contato com a unidade do Sine mais próxima da sua região e fazer o cadastro de forma gratuita.

Fabrício Santos e a esposa Leila também participaram da Caravana

Interessados também podem acompanhar as vagas via aplicativo do Governo Federal Sine Fácil, que pode ser baixado no smartphone ou tablet. Lá o trabalhador poderá conferir as oportunidades de emprego, candidatar-se a uma vaga e também dar entrada no seguro-desemprego. As mesmas funcionalidades também estão disponíveis no portal Emprega Brasil.

A Caravana do Emprego segue na próxima semana para o Planalto Serrano, Tubarão e encerra no Planalto Norte.

Você também pode gostar