Notícias de Criciúma e Região

Mais de 100 mil pessoas na fila de espera das cirurgias eletivas em SC

Secretária de Estado da Saúde trabalha para diminuir o número

Para diminuir a fila nas cirurgias eletivas em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está realizando a depuração da fila de espera, acompanhando os dados em tempo real e monitorando e operacionalizando metas pactuadas com os grandes hospitais que realizam cirurgias de alta complexidade.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Com a iniciativa “Se liga, Saúde liga”, profissionais estão entrando em contato com os pacientes que aguardam pelas cirurgias eletivas.  Precisamos entender qual a situação atual de cada paciente, se ainda precisa do procedimento, se já o realizaram ou se não é mais necessário. Essa ação registra de forma oficial, após confirmação dos dados pessoais, a permanência ou não do paciente na fila por cirurgia eletiva”, explica o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto.

Atualmente, a fila é de 103.125 cirurgias eletivas em SC, sendo a geral e de ortopedia as maiores com, respectivamente, 25.866 e 20.350. Ao mesmo tempo, entram uma média de 12.434 novos procedimentos eletivos por mês.

No primeiro trimestre deste ano, foram feitas um total de 34.202 cirurgias eletivas. Os procedimentos mais realizados são de oftalmologia (48%), seguido por gerais (14%), ortopedia (12%), urologia/nefrologia (9%), vasculares (7%), ginecologia (6%), otorrinolaringologia/Cabeça e Pescoço (3%), outras especialidades (1%). A meta da SES, pactuada com toda a rede hospitalar, é de 22.139 procedimentos eletivos mensais.

Você também pode gostar