Notícias de Criciúma e Região

Maior usina nuclear da Europa está em chamas após ataque russo e consequências podem ser dez vezes piores que Chernobyl

A maior usina nuclear da Europa, a Zaporizhzhia, localizada na Ucrânia, está em chamas neste exato momento – manhã de sexta-feira na Europa. A informação foi publicizada via Twitter pelo prefeito de Energodar, Dmytro Orlov. O local foi alvo de um míssil russo, e até o momento não há informações do número de vítimas. 

Conforme relatos obtidos pela agência Associated Press, por meio de um contato interno da usina, a elevação dos níveis de radiação já chega a 25%. Já a Agência Internacional de Energia Atômica não registra aumento de radioatividade. 

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, alertou, também via Twitter, que uma explosão seria catastrófica. 

“O exército russo está disparando de todos os lados contra a central nuclear de Zaporizhzhia, a maior usina nuclear da Europa. O fogo já começou. Se explodir, será dez vezes maior que Chernobyl! Os russos devem cessar imediatamente o fogo, permitir a entrada dos bombeiros, estabelecer uma zona de segurança!”, publicou.

O governo ucraniano informou, via Telegram, que os ataques na região começaram na tarde desta quinta-feira, dia 3. Há uma semana, a usina de Chernobyl foi tomada por forças militares russas. A Casa Branca já postou no Twitter que monitora a situação. No momento, o pedido da Ucrânia é um cessar fogo que permita uma ação contra o incêndio. 

As primeiras informações do local dizem que as chamas se concentram em uma parte administrativa, mas que não há garantias de contenção que impeçam de se espalhar.

Você também pode gostar