Notícias de Criciúma e Região

Luz neon é registrada no mar de Florianópolis; vídeo

Oceanógrafos explicam que fenômeno é causado por microalgas fitoplânctonicas

Um tom de azul neon foi registrado por remadores no mar de Florianópolis. O fenômeno, conhecido como bioluminescência, é causado nesta situação por microalgas fitoplânctonicas, explicam oceanógrafos.

O flagrante foi feito por um clube de canoagem na Baía Norte às 6h15 de quarta-feira, dia 26. De acordo com uma das proprietárias da empresa, Débora Machado Dutra, o fenômeno não é tão incomum. “Todos os anos nós temos o prazer de presenciar essas luzes azuis neon. Somente nesta semana, vimos três vezes, segunda, terça e quarta”, conta Débora. Apesar disso, para a remadora, que já presenciou as luzes brilhantes na lua cheia, no pôr do sol e no amanhecer, toda experiência é única.

Bioluminescência

Causado por microalgas fitoplânctonicas, especialmente a Noctiluca scintillans, espécie mais comum do Litoral Sul, o fenômeno da bioluminescência costuma ocorrer em águas protegidas e quentes, de acordo com a coordenadora do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alessandra Larissa D’Oliveira Fonseca. “Acontece mais no verão. Porém, como estamos em mudança climática, com dias muito quentes, há registros como esses no inverno também, demonstrando a descaracterização das estações”, explica a coordenadora.

 

*Com informações do G1SC

Você também pode gostar