Notícias de Criciúma e Região

Liga Pediátrica da Unesc leva Novembrinho Azul à Praça Nereu Ramos

A campanha é de conscientização sobre as doenças urinárias na infância

Novembro Azul é o mês de conscientização da saúde do homem. Mas também é o mês para se falar sobre prevenção às doenças urinárias que atingem meninos na tenra idade. Este foi o objetivo da Liga de Cirurgia Pediátrica da Unesc (Lacipe), através do projeto Novembrinho Azul, que marcou presença na manhã deste sábado, dia 20, na Praça Nereu Ramos, em Criciúma.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

A ação com acadêmicos de Medicina buscou levar o tema para a praça com o intuito de captar dados sobre o conhecimento de pais e mães sobre as doenças urinárias que afligem os meninos. Além das informações repassadas pelos universitários, os entrevistados também responderam a um questionário sobre nível de domínio a respeito das doenças urológicas.

Segundo o professor e coordenador da Liga, Rodrigo Demétrio, as mais comuns são fimose, varicocele, infecção urinária e alterações renais dentro de uma gama de patologias envolvidas na urologia pediátrica. “O movimento Novembrinho Azul é uma ação social de conscientização da população sobre as doenças urinárias da infância. Os alunos distribuíram panfletos, aplicaram questionários e procuraram alertar a população sobre as doenças urológicas. Falta um pouco dessa conscientização para as pessoas, então o objetivo desse evento foi justamente esse, de alertar e conscientizar a população sobre as doenças urinárias da infância”, explicou.

A presidente da Liga e acadêmica da décima fase do Curso de Medicina, Carolina Santinoni, comentou a respeito da importância de esclarecer os pais acerca das doenças urológicas na infância. “Abordamos as pessoas para conversar sobre essas patologias do sistema urinário que atinge os meninos. Concomitantemente, realizamos uma pesquisa para obter dados sobre qual a realidade do conhecimento da população”, comentou.

Clenir Bortolotto, que é cuidadora de crianças, avaliou positivamente a ação da Liga Pediátrica. “Como cuidadora de criança eu acho muito importante essa campanha de orientação da Unesc com o Novembrinho Azul para crianças, isto é muito importante e vai me ajudar muito no meu trabalho”, avaliou.

Como surgiu a Lacipe

O professor Cristian Escobar, também coordenador juntamente com o professor Rodrigo, contou como foi criada a Lacipe na Unesc. “A Liga de Cirurgia Pediátrica surgiu há dois anos, com o objetivo de fomentar o ensino, a pesquisa e a extensão dentro da Universidade na área de atendimento às crianças, principalmente cirúrgico.

 

O Novembrinho Azul’ é um movimento nacional, aproveitando o Novembro Azul dos adultos, para lembrar das doenças urinárias da criança. Conversamos com os pais, sobre as patologias, as infecções urinárias, sobre a enurese, quando a criança faz xixi na cama, tudo isso para que os pais possam reconhecer as doenças e fazer o tratamento precoce para melhorar a qualidade de vida das crianças”, completou.

Você também pode gostar