Notícias de Criciúma e Região

Librelato recebe o Prêmio Catarinense de Ideias de Melhorias

Implementadora foi reconhecida na categoria “Lean” com solução que reduziu o tempo de produção dos chassis de graneleiros

A Librelato, fabricante de implementos rodoviários, tem aperfeiçoado seus processos na unidade de Criciúma, onde é produzido seu carro-chefe, a linha graneleira. Como resultado disso, a empresa conquistou a segunda colocação na categoria “Lean” do PCIM – Prêmio Catarinense de Ideias de Melhorias. A premiação é promovida anualmente com o objetivo de reconhecer projetos de melhoria contínua em empresas de Santa Catarina e foi entregue durante o Congresso Estadual de Equipes de Melhorias (CEEM), realizado no último mês, no município de São José.

O projeto da Librelato reconhecido neste ano, intitulado “Otimização do Fluxo de Operação: Box de Arqueamento e Soldagem”, foi desenvolvido por oito profissionais da linha de solda robotizada e proporcionou à fabricante redução do tempo de produção dos chassis de graneleiros.

“Para chegar a esse resultado, utilizamos métodos de Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta) que nos ajudaram a analisar aspectos possíveis de serem aperfeiçoados em nossa linha de produção. A partir disso, reorganizamos e ajustamos as atividades com o intuito de fabricar mais chassis por dia – em torno de 15% – e acelerar a entrega dos implementos aos clientes”, explica o diretor de Manufatura da Librelato, Rodrigo Corso. Ainda segundo ele, com esse aumento da produtividade, a empresa pode ter ganhos anuais de até R$ 6 milhões.

O Congresso Estadual de Equipes de Melhorias contou com uma palestra no formato de painel interativo com convidados especiais, sendo um deles o gerente de Estratégia, Novos Negócios e Vertical de Serviços e Tecnologia, João Vitor Librelato, que falou sobre conexão e ação para resultados.

 

Você também pode gostar