Notícias de Criciúma e Região

Librelato lança nova linha de implementos Evolut com foco no mercado nacional e aumento de exportações

A geração 2022 de implementos, apresenta equipamentos ainda mais leves em comparação a sua geração anterior

A Librelato lança a nova geração de implementos Evolut em seu melhor momento no mercado brasileiro. A geração 2022 de implementos, apresenta equipamentos ainda mais leves em comparação a sua geração anterior. “Com o uso de materiais cada vez mais nobres e soluções técnicas únicas, foi possível chegar à uma equação que privilegia a leveza, sem abrir mão da robustez necessária a um implemento. Essa já se transformou em uma marca da Librelato e a aplicamos em todos os nossos produtos”, disse José Carlos Sprícigo, CEO da empresa.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Para Sprícigo, a nova linha será sinônimo de eficiência nas estradas. “Com ela, os transportadores terão ainda mais produtividade em suas operações de transporte e garantirão mais rentabilidade aos seus negócios, ao carregar mais carga, consumir menos combustível e ter menores custos de manutenção em seus equipamentos”.

De acordo com o executivo, o nome Evolut vem do italiano Evoluto e significa Evoluído. “Essa foi a razão de termos batizado com este nome, pois evoluímos a cada lançamento. O resultado do trabalho de desenvolvimento da equipe de inovação e tecnologia nos traz novas perspectivas no mercado. Desde maior crescimento e mais reconhecimento pela qualidade dos nossos produtos, até pela evolução em cada detalhe da nova linha. São diferenças que serão sentidas pelo transportador e pelos caminhoneiros nas estradas”, completa.

Crescimento contínuo e perspectivas positivas

Foram apresentados crescimento ao longo dos últimos anos, tanto no mercado interno como nas exportações.

A empresa fechará 2021 com aproximadamente 13.5 mil implementos comercializados, um crescimento de 44% em relação ao ano passado, quando foram comercializados 9.4 mil equipamentos. Desse total, mais de mil unidades foram para o mercado externo, registrando um novo recorde da empresa em unidades exportadas. Somente para o mercado externo, o crescimento é de 150%.

Essa performance coloca a empresa como segunda maior exportadora de semirreboques do Brasil.  Além disso, a empresa abriu novos mercados no continente africano, com destaque para negócios já realizados em Gana, Uganda e Quênia. Para 2022, a previsão de crescimento é de 20% nas exportações.

“Estamos planejando a ampliação de nossa atuação no mercado. Além disso, existe uma consolidação da marca no exterior, a qual gera cada vez mais negócios, oportunidades e confiança”, diz Sprícigo.

De acordo com o executivo, o agronegócio é o grande impulsionador do setor de implementos, responsável por mais de 60% das operações. “A renovação dos equipamentos no campo está puxando as vendas, assim como a volta da construção civil e as novas concessões de infraestrutura que potencializam os negócios”.

O agronegócio representa um importante mercado para a Librelato, que possui diversos produtos em seu portfólio especialmente desenvolvidos ao segmento, como as linhas graneleira e basculante, que inclui semirreboques, bitrens, rodotrens e tritrens basculantes.

 

Investimentos

Os planos de investimentos de 50 milhões de reais no próximo ano incluem nova unidade industrial e digitalização de processos industriais. Isso permitirá aumentar a produção diária e apresentar novos desenvolvimentos.

A empresa prevê para 2022 a construção de uma nova área fabril de quatro mil metros quadrados, para a linha de basculantes, e uma área de 11.3 mil metros quadrados, dedicada à expedição. A Librelato investe fortemente em tecnologias voltadas à indústria 4.0 nas unidades de produção.

“Em 2021, investimos 35 milhões de reais, sendo a maior parte em tecnologia, processos de digitalização e automação. Investimos na maior Célula Graneleira Robotizada da América do Sul, a única na região capaz de soldar a estrutura completa do modelo chassi graneleiro e não apenas uma parte dele, como acontecia anteriormente à chegada da nova tecnologia”, comenta Sprícigo.

A tecnologia permite a solda completa de um graneleiro em apenas 35 minutos, uma redução de 30% no tempo de produção, o que viabiliza a fabricação de 25 graneleiros/dia, um aumento de 19% para esta linha.

Para o executivo, a digitalização dos processos é responsável por transformar toda a cadeia produtiva do setor de implementos, desde as áreas de projetos e fabricação dos produtos, até a estrutura interna da empresa e sua comunicação com clientes e fornecedores. “A aplicação da internet industrial e da digitalização movimenta o mercado e traz inovações capazes de aumentar a produtividade e estimular os negócios”, disse Sprícigo.

 

Um showroom de inovações

O desenvolvimento ocorreu com aços nobres que conferem aos modelos até 400 quilos de leveza em relação à sua geração anterior. Com isso, os implementos garantem maior capacidade de carga ao transportador e demonstram a busca constante por inovação.

Com a nova geração de implementos, o transportador poderá transportar seus produtos com mais segurança e menor consumo de combustível. Os atributos de qualidade estão em todos os novos produtos, desde a estrutura, composta por aços especiais, e o design, que privilegia a aerodinâmica e a melhor produtividade, até a pintura e a escolha das lonas, no caso dos implementos lonados.

As novas famílias são equipadas com câmeras de ré com central de comando wireless. As câmeras possuem ângulo de visão de 120 graus e opção de visão noturna.  Com isso, as manobras de engate e desengate dos semirreboques tornam-se mais ágeis e seguras, aumentando a produtividade do frotista.

O sistema de iluminação recebeu uma modernização estética. Com o  novo design, mais arrojado, tanto na traseira dos implementos como na lateral, os motoristas poderão fazer suas manobras com mais segurança nas estradas.

Ao todo, são cinco novas famílias de produtos: Rodotrens Basculante e Graneleiros, Semirreboques Tanques, Furgão Lonado e Alumínio. Com os lançamentos, a Librelato cobre variados setores da economia, desde o agrícola e de construção, até o transporte de cargas fracionadas e industrializadas dos mais variados tipos, bebidas e combustíveis.

 

Box Liberparts

O sucesso obtido com o conceito de autoatendimento aplicado às lojas físicas Libreparts trouxe mais uma evolução ao modelo de venda de peças da Librelato. A partir de 2022, boxes construídos em contêineres e carregados com peças de grande giro estarão nas estradas, mais próximos aos clientes, em locais de grande movimentação de caminhoneiros, como postos de gasolina, feiras, parques industriais, proximidades de portos, entre outros.

Para Sprícigo, o BOX Libreparts já é um negócio promissor e atrativo aos clientes e também à rede de distribuição. “Certamente essa nova configuração trará ainda mais negócios e benefícios aos nossos clientes e representantes”, conclui. O objetivo é chegarmos a 20 Boxes até o final de 2022. Paralelamente, as lojas Libreparts também avançam. Vamos chegar a 30 lojas em 2022”, afirma Sprícigo.

Você também pode gostar