A Secretaria de Saúde de Içara está desenvolvendo um projeto piloto, que pretende diminuir o tempo de fila nas consultas. Começou nesta semana, os experimentos para o “Libera Fila”. Por meio do WhatsApp, o cidadão receberá o horário, local e especialidades marcados e deverá responder para confirmar ou não a consulta.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui
De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, o objetivo é facilitar por meio do celular, o contato com os pacientes. “Após passar pela consulta, o paciente irá receber via WhatsApp o local da consulta, e deverá dizer sim para confirmar ou não para cancelar. Caso diga não, poderemos ter tempo hábil para encaixar outra pessoa no lugar”, explicou.
Na confirmação da consulta, o contato com o paciente acontecerá no dia do agendamento, 15 dias, dez dias, cinco dias e um dia antes da consulta, para lembra-lo de não esquecer de comparecer ao médico. O aplicativo está em testes em quatro comunidades de Içara: Boa Vista, Esplanada, Presidente Vargas e Primeiro de Maio.
A empresa responsável pela aplicação da plataforma é de Florianópolis e Içara é o primeiro município da região da Amrec que está em testes com esse novo modelo de contato para facilitar o acesso do cidadão à saúde.
Atualização e consultas
Para o serviço ter total eficiência, é necessário que cada usuário mantenha o cadastro, com nome, telefone e endereço atualizados junto a sua unidade de saúde. “Assim, poderemos ter mais eficiência na hora de entrar em contato e facilitar na diminuição das filas”, destacou Jaqueline.
Para as consultas em especialidades, não há uma longa fila de espera. A média de tempo na espera por consultas de especialistas é de até 20 dias, exceto cardiologista, urologista e neurologista. As três citadas por último costumam ter muita demanda, e em breve, novos profissionais serão contratados para diminuir a fila.