Imagino que ao longo da sua vida, sua mãe ou seu pai, e talvez alguém muito conhecido e que goste de você tenha lhe dito, não conte tudo o que as pessoas não sabem, assim não estragam. Ou, não conte por que as pessoas vão colocar “olho gordo” em sua vida ou negócios. Já ouviu isso?
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui
Bem, essas falas não estão no todo equivocadas, fazem sentido sob uma ótica, a ótica do nosso jogo interior, ou The Inner Game, de acordo com Tim Gallwey, criador deste método. No jogo interior, temos diálogos internos que nos acionam o tempo todo, diálogos críticos, julgadores e diálogos assertivos e de crescimento. E obviamente começam em nossa mente, mas as opiniões alheias também disparam essa disputa interna. E adivinha quem ganha na maioria das vezes? O crítico, o qual, quase sempre, nos paralisa. Por isso, não contar a ninguém pode ser estratégico.
Um ponto importante é que não controlamos tudo, não temos o poder de saber o que as pessoas vão fazer e falar, por isso, se preservar em algumas situações pode garantir mobilidade, pode possibilitar que você continue em frente. E já que não controlamos o externo, podemos controlar aquilo que vamos compartilhar com as pessoas ao nosso redor, seja no trabalho, seja na vida pessoal. Cuidado, as pessoas dialogam com a qualidade do jogo interior que possuem, por isso, não ouvir opiniões alheias em determinadas situações, pode garantir seu placar vencedor.
Pense nisso!