Notícias de Criciúma e Região

Lei oficializa territórios e nomenclaturas de bairros em Içara

Com estido da Secretaria de Planejamento cidade foi dividida em 42 áreas

Depois de mais de 60 anos de emancipação, enfim Içara aprovou uma lei que oficializa os territórios e nomenclaturas dos bairros. A Lei nº 4.898/2023, de autoria do Governo Municipal, foi publicada nesta semana no Diário Oficial do Município, delimitando a cidade em 42 localidades. O estudo partiu da Secretaria de Planejamento, que utilizou como base as coordenadas georreferenciadas.

“Não tínhamos uma lei que regulamentasse o término de um bairro e o início de outro, e nem que oficializasse os nomes de cada um deles. Com o passar dos anos, a cidade foi crescendo, e muitos loteamentos acabaram se tornando bairros, como é o caso do Jussara”, explica o secretário de Planejamento do Governo Municipal, Israel Jorge Rabelo.

De acordo com o gestor da pasta, a iniciativa vai beneficiar a população principalmente na entrega de encomendas. “Para os Correios, ficava muito difícil se localizar. Hoje, muitas pessoas fazem compras online e também tinham dificuldade em receber as mercadorias. Esse projeto foi amplamente debatido pela Câmara de Vereadores com a comunidade, e após diversas alterações, enfim chegamos a esse resultado”, informa.

A nova lei é mais um passo importante para que a cidade implemente o Código de Endereçamento Postal (CEP) por ruas, deixando de lado o CEP único. “Sem a lei dos bairros, não tínhamos como pleitear a mudança pelo CEP por ruas, que é outra demanda antiga que estamos buscando sanar. Agora, vamos entrar no programa dos Correios para sermos contemplados em breve”, complementa Rabelo.

Confira os 42 bairros estabelecidos em Içara:

– Presidente Vargas;

– Demboski;

– Linha Anta;

– Ronco D’água;

– Linha Pasqualini;

– Esplanada;

– Alto Alegre;

– Rio Acima;

– Vila São Pedro;

– Vila Alvorada;

– Lombas;

– Boa Vista;

– Coqueiros;

– Campo Mãe Luzia;

– Poço Oito;

– Ponto do Mato;

– São Rafael;

– Morro Bonito;

– Cristo Rei;

– Marili;

– Liri;

– Nossa Senhora de Fátima;

– Novo Caravaggio;

– Esperança;

– Santa Cruz;

– Linha Zilli;

– Jaqueline;

– Jardim Elizabete;

– Raichaski;

– Primeiro de Maio;

– Vila São José;

– Aurora;

– Jussara;

– Vila Nova;

– Sanga Funda;

– Rio dos Anjos;

– Centro;

– Barracão;

– Espigão;

– Tereza Cristina;

– Jardim Silvana;

– Poço Três.

Você também pode gostar