Notícias de Criciúma e Região

Justiça derruba a proibição de idosos no transporte coletivo de Criciúma

Uma ação civil ajuizada pela Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina, concedeu liminar para suspender um item do decreto da Prefeitura de Criciúma que restringe o acesso de idosos aos ônibus durante a pandemia de Covid- 19.

Segundo o despacho a medida é inconstitucional em desfavor aos idosos “que têm garantida a gratuidade e o transporte com direito essencial a locomoção”, diz um trecho do documento.

Entenda

Após liberação por parte do Governo do Estado, o transporte coletivo de Criciúma voltará a funcionar nesta segunda-feira, dia 8. Na tarde da última quinta-feira, 4, a Prefeitura de Criciúma e a Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU), realizaram a apresentação do plano de retomada do serviço no município. Uma das regras definidas no primeiro módulo do plano de ação determina a proibição de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos nos ônibus.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

A procuradora-geral do município, Ana Cristina Youssef, confirma a revogação do item do decreto por parte da Justiça e a partir de segunda-feira, os idosos acima de 65 anos podem circular nos ônibus. “O município irá acatar a decisão e os cuidados adotados serão iguais para todos. Questão de distanciamento, higiene e prevenção”, disse ela. E completa. “Nossa itenção era de maior preservação das pessoas com mais idade”, disse ela.

Você também pode gostar