Junho Vermelho: Hemosc reforça importância da doação de sangue
Ação incentiva doação de sangue no inverno
Com a chegada do frio os estoques de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) estão reduzindo. A doação de sangue é fundamental para atender emergências, cirurgias e pacientes que necessitam de constantes transfusões.
📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Com isso o Hemosc lançou a campanha Junho Vermelho, que reforça a importância de fazer a doação em todas as épocas do ano, especialmente no inverno. “Somente através deste gesto solidário podemos manter os estoques de sangue em níveis adequados. Tivemos queda no número de doações nas últimas semanas. No momento nos encontramos com as tipagens O- e O+ reduzidos”, explica o coordenador da Divisão Técnica do Hemocentro Regional de Criciúma, Rafael Luiz da Silva.
O Hemocentro de Criciúma atende a Associação dos Municípios da Região Cabonífera (Amrec), Extremo Sul Catarinense (Amesc) e parte da Região de Laguna (Amurel). O ideal para manter o estoque necessário de sangue para abastecer toda a região atendida pelo Hemosc de Criciúma, é de 70 doações por dia.
“Atendemos as demandas dos 25 hospitais e clínicas na Região Sul mais o ambulatório do hemocentro que também trata de pacientes com doenças hematológicas como anemias, linfomas, leucemias e mielomas”, ressalta o coordenador.
Segundo o coordenador, cada doação de sangue pode ajudar até três pessoas. O sangue doado é processado e dividido em constituintes, feito de dois a três hemocomponentes, sendo: concentrado de hemácias, plasma e a plaqueta.
Para fazer sua doação de sangue, procure o Hemosc mais perto ou agende um horário que pode ser feito pelo site, ou pelo telefone (48) 3444.7400.