Notícias de Criciúma e Região

Jornalistas italianos visitam pontos turísticos da região Sul

Ação organizada pelo Sebrae/SC, Embratur e outras entidades tem como objetivo valorizar e projetar turismo no estado

Quatro jornalistas italianos visitam, até dia 8 de fevereiro, diversos pontos turísticos de Santa Catarina. O grupo inclui profissionais que atuam na área do turismo em famosas e conceituadas revistas italianas como a Revista F, National Geographic, Elle Itália e Panorama. A iniciativa é organizada pelo Sebrae/SC e pela Embratur, contando com a parceria de outras entidades e órgãos.

Nesta terça-feira, 31, o grupo visitou o município de Praia Grande. Logo cedo, os jornalistas estrangeiros puderam apreciar a belíssima vista panorâmica dos canyons, do alto, em um passeio de balão. O prefeito Elisandro Machado (Fanica) e o secretário de Turismo, Jorge Scandolara, acompanham os profissionais.

“É uma honra receber esses profissionais em nosso município, somos uma cidade turística e nos agradamos sempre com os visitantes, esses são mais que especiais, pois vão levar Praia Grande para fora do país e mostrar todas as nossas belezas naturais, espero que aproveitem e gostem do nosso município”, enfatizou o prefeito, Fanica.

A jornalista italiana Silvia Gavino, desceu sorridente do balão depois de mais ou menos 40 minutos de voo. “Foi a primeira vez que voei de balão. Uma experiência incrível, é maravilhoso, belíssimo”, fala ainda com o sorriso no rosto. Silvia é chefe de reportagem da Revista F,e trabalha cobrindo notícias atuais e turismo, e com certeza vai levar ótimas recordações dessa viagem.

Ontem, 30, o grupo visitou Urussanga. Na Terra do Vinho, os visitantes puderam almoçar na Trattoria Cappo Del Mondo, vivenciando a pisa da uva enquanto escutavam música italiana. Na sequência, na Vinícola Casa Del Nonno, os jornalistas conheceram a história da Uva Goethe e o passo a passo da fabricação do vinho, além de degustá-lo.

“Foi uma honra poder recebê-los e saber que eles ajudarão a colocar Urussanga na rota turística. Caminhamos pouco a pouco, para ver o turismo crescer em nosso município, aliado a cultura e a boa receptividade que tanto cultivamos”, destaca a Diretora Municipal de Turismo, Renata Savi Mondo.

Press Trip apresenta o potencial turístico do Estado

A ideia é mostrar aos jornalistas Stefania Bonacina, Silvia Gavino, Ambra Ronzoni e Mark Pernasão pontos turísticos já renomados e o potencial do Estado nesse ramo, inspirando-os a escrever, em suas publicações, sobre os locais visitados. Dentre os lugares previstos no roteiro da viagem, estão pontos de beleza natural como praias, cachoeiras, piscinas naturais e locais construídos pelo homem, como pontes, museus, centros histórico-culturais, mercados públicos, mirantes, teleféricos, farol, vinícolas e outros.

“Trata-se de uma maneira de gerar conteúdo para a mídia internacional, principalmente, nesse caso, para o público italiano. Essa iniciativa acontece em conjunto e simultaneamente de outros projetos que visam a formatação de produtos turísticos, melhorias no atendimento ao turista e incentivo ao desenvolvimento dessa atividade no estado”, destaca a gerente de projetos da Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.

A expectativa é de que, no futuro, o turismo influenciado por essa divulgação afete positivamente a atividade econômica do estado, favorecendo o emprego e fortalecendo desde grandes negócios como aviação, hotéis, locadoras de veículos e restaurantes, até pousadas, lojas, bares e microempreendedores.

“Ações de divulgação como essas são essenciais para atrair turistas para os mais diversos atrativos do nosso estado. Estamos em um momento de retomada econômica e de atividade turística pós pandemia. Por isso, esperamos que, com isso, Santa Catarina seja um destino mais frequentemente escolhido em viagens internacionais”, explica o gestor de projetos de turismo do Sebrae/SC, Alan Claumann.

Roteiro

O roteiro inclui também outras cidades de Norte a Sul de Santa Catarina, como Balneário Camboriú, Bombinhas, Bom Jardim, Florianópolis, Imbituba, Itajaí, Itapema, Joinville, Laguna, Porto Belo, além de São Joaquim e Urubici, na Serra.

Também são parceiros da ação a Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina), a Câmara Estadual de Turismo, a Federação dos Conventions Bureau, Floripa Airport e Secretarias Municipais por todo o estado.

Você também pode gostar