Notícias de Criciúma e Região

Jogador formado em projeto de Içara se prepara para estrear nos Emirados Árabes

O sonho de ser jogador de futebol, conquistar o Brasil e, quem sabe, o mundo, é o desejo de muitos meninos espalhados pelo país que almejam essa carreira. Em Içara, o sonho de João Vitor Teresa, conhecido como Joãozinho, ala de 19 anos, tem atingindo diferentes patamares. Ex-aluno da Fundação Municipal de Cultura e Esportes (FMCE) do município, ele está em Abu Dhabi, onde joga pela equipe do Al Dhafra.
De acordo com o ex-professor de Joãozinho, Jhonata Carpes, a habilidade e o sonho de dar uma vida melhor para a família foram o impulso para ele se tornar profissional. “Ele começou conosco aos seis anos e foi evoluindo, sempre muito brincalhão e carismático com os amigos e buscamos incentiva-lo para conseguir conquistar o seu objetivo”, comentou.
Joãozinho foi atleta da FMCE desde a iniciação, conquistando diferentes premiações na categoria de base. No ano de 2015, ele com outros  quatro atletas foram convidados a representar  a equipe da  Associação Desportiva de Futsal Tubaronense (ADFT) de Tubarão no campeonato estadual sub-15, com isso foi convidado a morar e permanecer na equipe de base de futsal.
Em 2018, foi campeão catarinense adulto e dos Jogos Abertos. ”Joãozinho sempre teve muito destaque pela sua técnica apurada, bom drible e velocidade. Destacava-se muito individualmente e com o tempo, a parte coletiva foi melhorando”, observou o professor.
Para quem fica em Içara, o desejo é de que sua carreira continue crescendo. “Sua ida para o exterior nos deixou muito feliz. Desde o inicio das tratativas, ele fez questão de nos comunicar e ficamos na torcida por ver mais um filho de Içara dando show no esporte”, finalizou o professor.

Expectativa de boas oportunidades

Já nos Emirados Árabes, o atleta demonstra gratidão pela oportunidade e ansiedade para entrar em campo, que deve acontecer na abertura do campeonato nacional em duas semanas. “A experiência de vida que estou tendo aqui é incrível, a cultura e o modo deles fazem futebol. São contatos que ficaram marcados pelo resto da vida”, comentou.
Sobre a ida dele para o exterior, Joãozinho contou que foi uma surpresa trocar de país tão jovem. “Tão novo e já estar jogando em um país em que muitos brasileiros se destacam é motivo de orgulho. Meu treinador Tiago Locks me ajudou, tive o auxilio do meu empresário onde conseguimos fechar com o clube e espero fazer uma excelente temporada”, completou.
O ala reafirma o orgulho de ser içarense. “Minha base foi no projeto da FMCE, nasci e me criei no município de Içara e só tenho a agradecer pelo carinho que tiveram comigo e isso sirva de exemplo para outras crianças que também pretende seguir no mundo da bola”, falou.
Na próxima vinda do atleta ao município, o mesmo pretende retornar à fundação para conversar com crianças e transmitir sua história de vida.
Você também pode gostar