JIFSC 2018: sétima edição, a primeira no Sul do Estado, foi aberta nesta terça

Nesta terça-feira, teve início mais uma edição dos Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina (JIFSC). A sétima edição conta com mais de 1300 alunos disputando 24 modalidades. Os jogos são divididos entre os cursos integrados e concomitantes unificados (até o dia 2 de agosto) e gerais (dia 4).

Na cerimônia de abertura a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, lembrou a primeira edição dos jogos, ressaltando a evolução do evento ao longo dos anos. Ainda, destacou o caráter pedagógico do JIFSC como ferramenta de aprendizado aos alunos. “O IFSC quando organiza os jogos está preocupado com a formação integral. O esporte é um meio de aprender, de errar, de fazer amizades, de competir, ganhar e perder. É uma forma de promover a educação inclusiva, plena, em todos os aspectos da vida acadêmica. E um momento como este, em que olhamos para vocês (alunos) vemos que todo o esforço vale a pena”, afirmou.

O diretor-geral do câmpus anfitrião do JIFSC 2018, Lucas Dominguini, agradeceu o empenho da Comissão Organizadora e dos dirigentes do IFSC em confiar ao Câmpus Criciúma a tarefa de receber o evento. Ainda, mandou um recado aos alunos: “curtam o momento e vivam intensamente os jogos, a oportunidade de estar com seus colegas, divirtam-se, joguem com seriedade e pratiquem o espírito esportivo. Eu não vou dizer ‘que vença o melhor’, pois sei que ao final todos serão vencedores”, completa.

Jogos seguem ao longo da semana

Os jogos já começaram logo após a cerimônia de abertura e seguem até a próxima quinta-feira. Na Satc, estão sendo realizadas as modalidades de handebol feminino, tênis de mesa individual e duplas, voleibol masculino e de praia. “Realizar os jogos aqui é uma forma da Satc apoiar para o sucesso do esporte escolar”, considera o professor da Satc, Antônio Luiz Soratto, o Toninho.

As modalidades são divididas entres individuais (atletismo 100m, 200m, 400m, 800m, 1500m, 3000m, 5000m, 4x100m, arremesso de peso, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto em altura e salto em distância; xadrez e tênis de mesa), em duplas (voleibol de areia, canastra, dominó e tênis de mesa) e coletivas (futsal, voleibol de quadra, handebol, basquetebol e futebol 7).

 

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.