Janeiro Branco

O primeiro mês do ano é dedicado à prevenção da saúde mental. Em Içara, com a aprovação da Lei 4.133, de 19 de dezembro de 2017, os trabalhos envolvendo o Ambulatório de Saúde Mental e demais setores da saúde, serão ampliados, alcançando ainda mais pessoas na conscientização e prevenção de doenças psicológicas.

Estão sendo programadas para o mês, uma passeata no centro da cidade, além de campanhas envolvendo o comércio e repartições públicas. “Temos esse material disponível para o acesso na internet, no site www.janeirobranco.com.br. São materiais que podem ser impressos e fixados nos estabelecimentos comerciais ou qualquer instituição”, informa a  psicóloga infantil e coordenadora da campanha no município, Maria Eduarda Pacheco. Segundo ela, a data escolhida é janeiro, pois é no início do ano que as pessoas tendem a planejar novos rumos e traçar metas. ” Trata-se de um momento de buscar o equilíbrio para poder realizar”, considera .

No janeiro branco, a abordagem é o tratamento são diferenciados.” As ações tem foco na prevenção, mostrando que o ser humano é passível a qualquer patologia, mas que com apoio e auxilio médico e psicológico, podemos enfrentá-las”, coloca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

Também estão envolvidos nas ações o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), Centro de Atendimento Psico-Social de Içara (Caps), Sub-Secretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas e toda a gestão de Saúde do município. “Isso possibilita que consigamos abranger um maior número de pessoas”, colocou a psicóloga. Os profissionais de saúde do município participarão no decorrer do mês de rodas de conversa sobre o assunto.  No dia 31 de janeiro será realizado um evento com os pacientes, no Ambulatório de Saúde Mental, para finalizar os trabalhos da campanha.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.