Notícias de Criciúma e Região

[Atualização] Jacinto Machado: comunidades ficam isoladas após chuvas desta quarta-feira (6)

Pelo menos três localidades na região dos Pinheirinhos foram afetadas

As chuvas registradas no meio e final da tarde desta quarta-feira (6) atingiram com intensidade as regiões altas e elevaram o nível dos rios na região de Jacinto Machado. Com isso, comunidades ficaram isoladas e exigiram trabalho de setores públicos.

Mesmo sem registrar fortes chuvas no território, o município enfrentou problemas relacionados ao alto volume de água nos rios do interior, que antes estavam num nível considerado bastante baixo. As imagens divulgadas nas redes sociais alertaram a Defesa Civil e Secretarias de Obras e Agricultura da cidade, que mobilizaram equipes para os atendimentos, acionando também o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Regional.

Ainda não há registros oficiais dos estragos, mas pelo menos três comunidades são consideradas isoladas na região de Pinheirinhos, onde as águas extravasaram as margens dos rios e invadiram a rodovia municipal, impedindo a passagem de veículos.

Até o momento, também não há registros de pessoas ou residências atingidas pela enxurrada. Conforme o Corpo de Bombeiros, há registro de um veículo isolado, com pessoas dentro. Os militares foram até o local para atendimento da ocorrência.

Atualização: A guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada pela Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM), para o atendimento de um veículo ilhado. Durante o deslocamento, foi solicitado o apoio do SAER e também a OBM de Sombrio. Após decolarem, o SAER reportou a guarnição que retornaria a base pois não tinha janela de voo.

No local da ocorrência, a guarnição fez contato verbal com os masculinos pegando o número de telefone de um deles. Com o contato de um dos homens ilhados, a guarnição conseguiu passar instruções para o resgate e tentou acalmá-los. Diante da dificuldade de colocar as embarcações na água devido a forte correnteza, foi acionado um trator que foi utilizado para o resgate das vítimas. Após procedimentos foi constatado não possuírem ferimentos. Por fim, as vítimas foram conduzidas pela guarnição de Auto Socorro de Urgência – ASU até a cidade de Turvo a qual ficaram sob os cuidados de familiares.

Você também pode gostar