No último boletim da Defesa Civil de Santa Catarina, emitido às 17h, o número de mortes confirmadas chegou a 12, sendo 9 em Presidente Getúlio, 2 em Ibirama e 1 em Rio do Sul. Um fenômeno extremo de chuva atingiu o Leste e o Nordeste de Santa Catarina entre a noite de ontem, 16 e a madrugada desta quinta-feira, 17 com inundações e deslizamentos de terra que deixaram um saldo de mortos e ainda desaparecidos que estão sendo contabilizados pelas autoridades
Há milhares de desabrigados pela chuva. Os acumulados de precipitação foram altíssimos com marcas de 125 mm em curto período e até 245 mm desde o começo da semana na localidade de Presidente Getúlio, que foi a mais atingida.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui
O fenômeno La Niña atua desde o mês de agosto e no momento apresenta, de acordo com dados da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA), intensidade moderada no Pacífico Equatorial. A última anomalia medida de temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial Central, a denominada região Niño 3,4, foi de 1,2ºC, logo no território de intensidade moderada.
Na região foram registradas ocorrências em Urussanga e Siderópolis, em decorrência das fortes chuvas, no entanto não houve vítimas. A chuva torrencial que caiu no município de Urussanga no fim da tarde de ontem, deixou pontos de alagamentos, estradas com tráfego interrompido por causa de deslizamentos de terra, drenagens rompidas, queda de árvores, calçamento deslocado que precisarão ser revitalizados, além de uma família, que teve a casa invadida pela água.