Inusitado: mulher tenta embarcar em voo com bagagem perigosa
Mulher tentou despachar um botijão de gás vazio em um voo para São Paulo (SP), no Aeroporto Internacional do Recife
A passageira de um voo nacional levava uma bagagem no mínimo inusitada. Nada mais, nada menos que um botijão de gás. Está certo que o preço do casco está caro, cerca de R$ 250, no entando, este é um item proibido em viagens aéreas. A mulher tentou despachar o botijão vazio em um voo para São Paulo (SP), no Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul da cidade. O vídeo com a cena viralizou nas redes sociais.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Nas imagens é possível ver o funcionário da companhia aérea abrindo a bagagem e avisando a passageira do perigo da carga. “Isso aqui não pode ser despachado. É praticamente uma bomba. A senhora derruba um avião com um negócio desse”.
Na inocência a mulher ainda questiona: “nem vazio?” E ele explica que “vazio ou cheio, não pode”. O botijão estava embalado em caixas de papelão e dentro de um saco de nylon. Segundo a companhia, a passageira tentou despachá-lo para o compartimento de cargas da aeronave com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo (SP), em Guarulhos.
A companhia aérea emitiu uma nota sobre o ocorrido, acompanhe abaixo:
“A Gol informa que uma cliente compareceu ao check-in para embarque no voo nº 1611, com trecho (REC-GRU), na madrugada desta quarta-feira (23/03) com o intuito de despachar uma caixa que continha um botijão de gás de cozinha. O colaborador da Companhia, em procedimento padrão de segurança, identificou que a bagagem possuía item perigoso e, de pronto, comunicou à cliente que o mesmo não poderia ser despachado, pois representaria um risco ao voo. Todo o procedimento transcorreu de forma tranquila e a cliente embarcou normalmente. Todos os colaboradores da GOL nos aeroportos são treinados para evitar que qualquer tipo de item proibido seja embarcado e atuam sempre com foco na segurança, valor número 1 da GOL.”
Acompanhe o vídeo do momento da abordagem no aeroporto:
Porque o botijão de gás não pode ser levado como bagagem
Um botijão de cozinha pode ser levado como bagagem despachada em um avião? Como o gás contido nele é inflamável, esse é um dos itens proibidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que rege o setor.
Por motivo de segurança, independente da companhia, não podem estar nos volumes de mão objetos cortantes e produtos inflamáveis, explosíveis e outros itens classificados como artigos perigosos, com algumas exceções.
A Anac lembra que, em voos internacionais, frascos de líquidos com capacidade superior a 100 ml também não são permitidos.
Para os voos nacionais, a lista de itens considerados perigosos que não podem estar na bagagem, seja ela de mão ou despachada, em voos nacionais fica no site da agência.
No entanto, a orientação da agência é que o passageiro consulte também a empresa aérea sobre os itens que podem ser levados nas bagagens, pois algumas podem ser mais restritivas com itens específicos do que a regulamentação.
Fonte: G1 e Uol