Notícias de Criciúma e Região

Inusitado: criciumense colhe abóbora gigante no quintal de casa

O aposentado Florizeu Weber, de 66 anos, colheu o fruto que chega a medir 1,30 metros e pesar 8,5 kg

Colher abóboras é uma atividade rotineira para o criciumense Florizeu Weber, de 66 anos. O morador do bairro São Simão tem uma horta nos fundos de casa onde costuma plantar diversos tipos de frutas e verduras. Mas, a última colheita feita há cerca de 30 dias surpreendeu Florizeu. O aposentado colheu no quintal uma abóbora gigante.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

O fruto, que é chamado de Pescoço devido ao formato, mede 1,30 metros e pesa 8,5 quilos. Florizeu se surpreendeu quando viu o tamanho que a abóbora estava atingindo, quando ainda estava na aboboreira. “Tenho plantação há muitos anos e nunca vi algo parecido. Estou com 66 anos e é a primeira vez que vejo uma abóbora desse tamanho”, ressalta o aposentado.

Balança apontando 8,5 kg do fruto – Foto: Caroline Sartori/Portal Litoral Sul

Florizeu conta que não sabe o motivo de o fruto ter ficado tão grande. Segundo ele, o procedimento de plantação, cultivo e colheita foi realizado igual a todas as outras abóboras do quintal. “Fiquei acompanhando ela, não parava de crescer. A primeira vez que medi tinha um metro. Quando chegou na hora de colher estava deste tamanho, com 1,30 metros”, lembra.

Da plantação, apenas essa abóbora atingiu um tamanho tão inusitado. Segundo Florizeu, os demais frutos saíram em tamanho padrão para a espécie. “Coloquei a semente próxima de uma rede e o baraço subiu nessa tela. Então a abóbora nasceu em cima e começou a se desenvolver para baixo”, explica.

Florizeu apontando onde o fruto nasceu – Foto: Caroline Sartori/Portal Litoral Sul

Questionado sobre o que vai fazer com a abóbora gigante, ele responde sem apego no fruto: “Vou dar para alguém que aparecer aqui. Dá pra fazer um bom doce de abóbora, mas eu tenho diabetes”, brinca Florizeu.

Você também pode gostar