Notícias de Criciúma e Região

Intensa chuva de granizo atinge SC; climatologista explica o porquê

Balneário Gaivotas e Imbituba registraram granizo nesta quarta-feira, dia 22

O segundo dia de inverno foi marcado por temporais e chuva de granizo e várias regiões de Santa Catarina. Em Balneário Gaivotas, no início da tarde desta quarta-feira, dia 22, alguns minutos foram suficientes para deixar os gramados branquinhos.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Um forte temporal com granizo foi registrado na noite de ontem, 21 e na madrugada desta quarta-feira, 22 em Imbituba. Os bairros Guaiuba e São Tomaz foram os mais atingidos. Relatos dos moradores dão conta que foi em torno de 10 a 15 minutos de granizo. Segundo informações do coordenador da Defesa Civil do município, Moisés Vicente Carvalho, não houve feridos, em torno de 30 famílias tiveram prejuízos nos telhados de suas casas.

Na cidade de Chapecó, no Oeste Catarinense,  também teve registro de granizo. O temporal deixou mais de 500 casas destelhadas e afetou cerca de 1,5 mil pessoas, segundo a prefeitura. O município decretou situação de emergência. Veja o vídeo: 

Porque tanto granizo neste período?

Quem explica é o climatologista da Epagri/Ciram, Márcio Sônego. Segundo ele, chuvas como esta de granizo são mais comuns na primavera, o que explica o fenômeno agora neste período é a instabilidade que veio do Oeste em direção ao litoral, com nuvens do tipo Cumulonimbus  que causam a trovoada , chuva mais intensa. ” São nuvens mais intensas que atingem altitude maior do que 10km e podem formar granizo nelas também”, esclarece.

Previsão pra quinta-feira, dia 23

Na quinta-feira, dia 23, a formação de uma frente fria no oceano (na altura do litoral de SC) aliada ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica favorecem variação de nebulosidade, com pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados, segundo a Defesa Civil de SC. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas às chuvas (alagamentos, deslizamentos e enxurradas) e aos temporais isolados (raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos).

Você também pode gostar