Notícias de Criciúma e Região

Integrantes da Missão Vale do Silício discutem ações de inovação para o Sul do Estado

Os integrantes da Missão Vale do Silício do Senac/SC estiveram reunidos para debater ações de inovação para o Sul do Estado. As reflexões e ideias surgiram a partir das experiências vivenciadas pelos integrantes da comitiva catarinense ao longo de cinco dias de visitas técnicas a empresas, instituições de ensino e órgãos públicos sediados na Califórnia, nos Estados Unidos.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui
No início dos trabalhos que aconteceram na sexta-feira, 20, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, sugeriu que cada participante da missão fizesse um relato do que mais chamou a atenção nos locais visitados para depois dar início aos debates. Segundo ele, as experiências na cultura do Vale do Silício e o contato com as tendências internacionais em inovação e educação foram de grande valia e serão compartilhadas em prol de toda a região.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, ressaltou que o ecossistema observado no Valei do Silício é muito dinâmico e envolve a articulação entre empresas, poder público e universidade. Especificamente, no setor educacional, Fabris destacou que existe uma flexibilização nos modelos pedagógicos e a uma forte parceria entre universidade, empresas, aceleradoras e startups. Destacou ainda que a evolução tecnológica será ainda mais intensa nos próximos anos. Cidades inteligentes, automóveis autônomos, diagnósticos médicos ainda mais precisos, inteligência artificial e supercomputadores estarão cada vez mais presentes na sociedade.
O prefeito de Forquilhinha, Dimas Kammer, chamou a atenção para o fato de o PIB (Produto Interno Bruto) gerado na Califórnia, especialmente com a ajuda das empresas de tecnologia, ser maior que o do Brasil e sugeriu que fosse pensado em uma articulação entre Legislativo e instituições de ensino para a regulamentação e o incentivo da instalação de startups nos municípios da região.

Já o diretor de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Claiton Pacheco, levantou o pragmatismo do comportamento empresarial no Vale do Silício e a abertura ao diálogo e a rapidez nas respostas, além do fato de o poder público estar empenhado em atrair negócios. “Lá temos um mercado maduro, com uma visão de querer mudar o mundo e não apenas a sua cidade. É um projeto global que se inicia pelo local”.
A reunião contou ainda com a participação do assessor de inovação da Unesc, Paulo Priante; das assessoras da Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Melissa Watanabe e Merisandra Côrtes de Matos; do vice-prefeito de Forquilhinha, Felix Hobold; do diretor da Ápice 360, Lucas Borges; do diretor do Senac Criciúma e Araranguá, Alexandre Bevilacqua Meneguetti; do representante da rede Bistek Supermercados, Felipe Ghislandi; dos vereadores de Criciúma, Aldinei João Potelecki e Júlio César Kaminski e do diretor de Tecnologia de Informação da prefeitura de Criciúma, Tiago Ferro Pavan.
Visita técnica ao Vale do Silício
A comitiva da Missão Técnica Vale do Silício do Senac/SC realizou visitas técnicas e reuniões entre 9 e 13 de setembro, dialogando com executivos e especialistas das áreas de tecnologia e inovação, além de lideranças. A Unesc foi representada na missão pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, e pelo diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo.
Na agenda da comitiva estiveram locais como a Embaixada Brasileira em São Francisco; o Departamento de Comércio dos Estados Unidos; a GSV (Global Silicon Valley), empresa com a finalidade conectar organizações e indivíduos; a Salesforce especializada no desenvolvimento de softwares sob encomenda principalmente voltados à área de vendas e relacionamento com os clientes; as empresas NVIDIA, a Bay Brasil, uma unidade da Nasa.
A Universidade de Santa Clara, Udemy, que mantém uma plataforma de cursos on line, e a Pipefy, que criou um software online e customizável de gestão de processos também estiveram no roteiro. A visita técnica ainda esteve na Universidade de Stanford e a Roku, empresa que promove a integração entre diversos sistemas de TV Digital.

Você também pode gostar